25 ABR 2024
LIMPEZA URBANA
Mais valorização: catadores de Contagem recebem treinamento sobre segurança e preservação da saúde

A Prefeitura de Contagem prioriza a qualidade de vida e a saúde de servidores e parceiros da gestão municipal no cuidado com a cidade. Neste sentido, aproveitando o “Abril Verde”, mês dedicado à reflexão e discussões sobre acidentes de trabalho e saúde ocupacional, o Serviço Social da Limpeza Urbana e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) uniram esforços para realizar uma roda de conversa seguida de uma palestra sobre zoonoses para os trabalhadores envolvidos com a coleta.

A iniciativa aconteceu nos dias 16, 18 e 25 de abril e foi realizada em parceria com as associações Asmac e Coopercata. O objetivo foi fortalecer as ações de prevenção de acidentes e promover o cuidado coletivo entre os catadores de materiais recicláveis das associações prestadoras de serviço de coleta seletiva. O evento contou com a presença de profissionais da saúde e cerca de 40 trabalhadores do setor, interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre os riscos ocupacionais e medidas preventivas.

Cíntia Paula Costa é catadora há 10 anos na Asmac e contou sobre a experiência que teve ao participar do evento. “Eu amei a palestra. Não sabia que a gente tinha tanta importância assim no meio ambiente. Não sabia dos riscos dos animais, insetos, aranhas, cobra. A palestra foi muito explicativa para a gente”, relatou.

Destacando a importância da temática de zoonoses, que foi uma demanda dos catadores, a palestra abordou os perigos associados aos animais peçonhentos, bem como as medidas de prevenção a serem adotadas. Eventos como esses ressaltam a importância da educação em saúde como ferramenta fundamental na promoção de ambientes mais seguros.

Os encontros aconteceram no Galpão de Triagem em bairros das regiões Sede, Riacho e Vargem das Flores, fechando a série de palestras, no último dia 25 de abril.

Autor: Estagiária Ana Brisa Reis / Supervisão e edição: Rômulo Abreu / Revisão: João Cavalcanti