A Prefeitura de Contagem segue ampliando as políticas públicas de limpeza urbana em toda a cidade. Com foco em melhorar a vida dos moradores de áreas vulneráveis ou de difícil acesso, estão sendo instalados contêineres em substituição às antigas lixeiras comunitárias, em diversos pontos do município. A iniciativa faz parte do Programa "Contagem Mais Limpa" e vai facilitar o descarte correto e recolhimento de lixo nesses locais, além de reduzir riscos de acidentes para os agentes de limpeza. Nesta primeira etapa, cem  contêineres foram instalados.

Os contêineres são equipamentos metálicos, com capacidade de armazenamento de 1,2 mil litros de resíduos. Eles estão sendo instalados em vilas e locais muito acidentados, com inclinação acentuada, ou ruas estreitas que dificultam o acesso dos caminhões compactadores, e em condomínios de programas de moradia em áreas de interesse social.

Os locais atendidos neste momento são a Vila Francisco Mariano, São Mateus, Vila Jardim Eldorado, Vila Frigo Diniz, Parque São João, Vila Barraginha, além dos condomínios populares dos bairros Maria Conceição e Parque Maracanã.

A coordenadora de Mobilização Social e Educação Ambiental, Nilma Souza, destacou que os contêineres são equipamentos planejados para o armazenamento temporário adequado dos resíduos, a fim de evitar a dispersão em vias públicas e facilitar o processo de recolhimento do lixo domiciliar, tanto para os moradores quanto para os profissionais de limpeza urbana.

"A instalação dos equipamentos integra os novos procedimentos operacionais da limpeza urbana, que fortalecem a nossa política municipal de gestão dos resíduos. Com eles, a logística é mais dinâmica e segura, já que exige menor esforço dos garis durante a retirada do lixo", pontuou.

Contêineres vão facilitar o descarte correto do lixo, evitar sujeira e infestação de insetos e roedores - Foto: SSU/PMC

Morador da Vila Francisco Mariano, na região do Nacional, há mais de 30 anos, Sérgio Luiz Trindade acompanhou a instalação dos contêineres e ressaltou o quanto os equipamentos vão contribuir para que o local fique mais limpo. “Muito boa essa ação! Fica organizado, ajuda a diminuir a sujeira e impede que os animais espalhem o lixo aqui na rua. E nós moradores vamos usar corretamente, fazer a nossa parte”, disse.

Nilma lembrou que os contêineres devem ser utilizados exclusivamente para o descarte de lixo residencial ou comercial. "Podas de árvores, entulhos, móveis e inservíveis devem continuar sendo destinados aos ecopontos. É fundamental que a comunidade faça o uso adequado dos contêineres para que o serviço seja efetivo", ponderou.

Além desta inovação com a implantação dos contêineres, o Programa "Contagem Mais Limpa" segue contando com quase 40 agentes de vilas, que atuam nas áreas vulneráveis da cidade, onde os caminhões da coleta não têm acesso. Esses profissionais fazem a limpeza dos locais e organizam os resíduos para facilitar o recolhimento e manter as regiões mais limpas.

Para saber mais detalhes sobre o funcionamento dos ecopontos e onde encontrar o mais próximo de casa, clique aqui.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo