Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
15
15 MAR 2024
SERVIÇO
TRANSCON
TRANSFORMAR CONTAGEM
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Ônibus municipal ou metropolitano? Transcon esclarece como diferenciá-los em Contagem
enviar para um amigo
receba notícias
Transcon gerencia, atualmente, 40% dos ônibus de Contagem

Muitos ônibus trafegam por Contagem levando passageiros para todos os bairros das oito regiões do município. No entanto, outros também passam pela cidade, se dirigem às localidades vizinhas. Nesse sentido, é importante o usuário do transporte público saber como diferenciá-los.

Atualmente, 40% do transporte público que circula pela cidade é municipal e outros 60%, fazem parte do transporte metropolitano. Mas você sabe identificar quais ônibus são municipais e quais são metropolitanos?

As linhas metropolitanas ligam uma cidade à outra e são gerenciadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra). Já as linhas municipais circulam dentro da cidade, ligando bairros e regiões de Contagem, sendo responsabilidade da Transcon. Para diferenciar uma da outra é fácil: basta observar a cor dos ônibus municipais, que são verdes, amarelos e roxos. Já os metropolitanos possuem as cores vermelho, azul e laranja.

São mais de cem linhas metropolitanas trafegando dentro da cidade, com uma frota de, aproximadamente, 500 ônibus impactando na operação e no trânsito. Já no sistema municipal são 41 linhas e uma frota de 269 ônibus com monitoramento em tempo real feito pela Transcon e fiscalização regular para avaliar as condições dos veículos com relação a sua conservação, limpeza e operabilidade de seus equipamentos obrigatórios.

Atendimento do Transporte Municipal

O usuário do transporte coletivo municipal que deseja fazer alguma denúncia ou solicitação pode entrar em contato com a Transcon pelo telefone (31) 3329- 3390 ou pelo disque 118 (opção 2). O contato também pode ser feito por meio de formulário no site da Transcon

Em caso de denúncias, é importante informar o número da linha e do ônibus e o horário do ocorrido, para que as medidas sejam tomadas de forma mais assertiva.

Autor: jornalista Gabriela Freitas / Edição: João Cavalcanti
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia