22 ABR 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL ELDORADO
REGIONAL PETROLANDIA
“Contagem Mais Limpa”: serviços de capina e varrição estão acontecendo em toda a Via Expressa
Foto: Ronnie Von/PMC

O Programa “Contagem Mais Limpa” é uma ampla política pública da Prefeitura de Contagem para manter a cidade cada vez mais bem cuidada. Como parte dele, está sendo realizada uma grande ação de capina e varrição ao longo da Via Expressa, um dos principais corredores que integram a cidade com Betim e Belo Horizonte. São quase 13 km sendo atendidos, a fim de garantir mais segurança para motoristas e pedestres que atravessam o município diariamente.

Os serviços estão ocorrendo em várias frentes, com equipes atuando, atualmente, na altura do bairro Parque São João, região Eldorado, e no Petrolândia. A capina e a varrição do corredor mantém os locais mais limpos, sem proliferação de animais peçonhentos e melhora a visibilidade no trânsito, deixando mais expostos, por exemplo, placas de sinalização e radares.

A Via Espressa está recebendo o serviço de capina e varrição, proporcionando segurança aos motoristas e pedestres que passam pela via diariamente Fotos: Ronnie Von/PMC

Vale lembrar que a capina é um serviço permanente e constante realizado pela Prefeitura sob coordenação da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos, responsável pelo programa “Contagem Mais Limpa”. A programação abrange todas as oito regiões da cidade (Eldorado, Nacional, Ressaca, Riacho, Petrolândia, Sede, Vargem das Flores e Industrial) e é executada conforme as condições climáticas e planejamento prévio. As equipes atuam simultaneamente em diversos pontos do município, priorizando canteiros centrais e corredores com grande fluxo tanto de pessoas quanto de veículos, mas também alcançando vias menos movimentadas dos bairros.

As ações de capina são feitas para garantir que os locais estejam bem cuidados e convidativos para a população ocupar a cidade. Em 2023, foram mais de 2,1 mil km de vias atendidas com a capina e 118,3 mil km de varrição em toda a cidade. E mais: o número de equipes de capina e roçada aumentou de 13 para 28, a fim de acelerar o atendimento em todo o município.

Somente em 2023, foram mais de 2,1 mil km de vias atendidas com a capina e 118,3 mil km de varrição em toda a cidade   Fotos: Ronnie Von/PMC

Os moradores podem solicitar os serviços de capina, bem como apresentar demais demandas de manutenção e zeladoria por meio da administração regional mais próxima.

Para as ações de limpeza urbana, os contatos são: e-mail limpeza.urbana@contagem.mg.gov.br, e pelo WhatsApp, no número (31) 97313-0018, que  é exclusivo para envio de mensagens de texto, áudio ou imagens.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Ronnie Von/PMC
Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição: João Cavalcanti