20 MAR 2024
LIMPEZA URBANA
REGIONAL ELDORADO
REGIONAL VARGEM DAS FLORES
Prefeitura presta assistência aos atingidos pela chuva que caiu na madrugada dessa quarta-feira (20/3)
Foto: equipe Limpeza Urbana-Semobs/PMC

A Prefeitura de Contagem, desde cedo, tem se empenhado em sanar os problemas e diminuir os problemas ocasionados pela chuva que caiu às 3h da madrugada desta quarta-feira (20/3) na cidade. O volume de 50mm previsto pela Defesa Civil foi superado, atingindo 100mm, em quatro horas, com intensidade moderada a forte, atingindo as oito regiões do município.

Em resposta à situação, a equipe da Defesa Civil adotou uma abordagem protetiva e de solução, conduzindo o monitoramento visual por meio de câmeras, acompanhando os grupos dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), acionando o Comitê Gestor de Área de Risco (CGAR) e efetuando o atendimento dos locais afetados.

“A Defesa Civil tem o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024, que é organizado para respostas em conjunto com outras secretarias. Diferente de anos anteriores, agora temos um Comitê de Área de Risco com um serviço de 199 que recebe chamadas em 24h”, comentou a subsecretária de Proteção e Defesa Social, Ângela Gomes. Confira, aqui, uma das ações executadas nessa quarta-feira: a recuperação da rua Candeias. (Crédito: Defesa Civil)

CLIQUE AQUI A ENTREVISTA DA SUBSECRETÁRIA DE PROTEÇÃO E DEFESA SOCIAL, ÂNGELA GOMES! PARTE 1 | PARTE 2 (Crédito: Jefferson Lorentz)

Ela também reforçou um pedido à população. “É importante que as pessoas não joguem lixo nas vias públicas, pois os resíduos podem causar obstrução nas redes de drenagem de água de chuva (bocas de lobo, bueiros e canais) que acabam por não escoar a água, provocando grandes alagamentos nas vias públicas, inundando casas e causando prejuízos”, enfatizou.

Pelo telefone 199, ocorreram 29 Registros de Ocorrência (RO) e quase 260 residências receberam ou ainda receberão o apoio dos agentes. Cerca de 500 pessoas foram impactadas pelas chuvas com o recebimento de 26 galões de hipoclorito em 20 áreas afetadas. Os colchões e cobertores também serão distribuídos. Vale ressaltar que não houve registros de óbitos, desabrigados e desalojados - somente temporários e que já retornaram para as casas.

A Defesa Civil reforça que está de plantão 24h e, para acioná-la, a população deve ligar para o número 199. Para tanto, a Defesa Civil destaca que em caso de necessidade, os moradores da cidade podem entrar em contato pelo telefone 3198-8671, administrativo, que encaminhará para o 199. No entanto, é pedido que o número seja acionado apenas se o telefone oficial tiver impossibilitado.

Outras ações assistenciais

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, desde o início da manhã, esteve nos locais atingidos com equipes dos Cras, auxiliando e prestando serviços à população.

Somente nesta quarta-feira (20/3), nos locais atingidos quando foram distribuídos 300 marmitex, 120 lanches e 150 cestas básicas. Itens de higiene e vestuário também foram repassados.

Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar se deslocaram, desde cedo, até os locais atingidos pelas chuvas  Fotos: Thiago Gravino/PMC

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti