A Prefeitura de Contagem foi homenageada pela Rede Primeira Infância - Minas Gerais (Repi-MG), no início de março, por estar entre os 108 municípios mineiros que assinaram a carta “Compromisso Primeira Infância” e fizeram a adesão à construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).
A iniciativa, conhecida como "50 Planos Municipais pela Primeira Infância", foi promovida pelo Repi-MG e teve início em agosto do ano anterior, com a oferta de suporte e formação aos municípios durante todo o processo de construção dos PMPIs, cujo objetivo é promover políticas públicas que beneficiem as crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Ela demonstra o compromisso e a dedicação dos gestores públicos em promover um ambiente propício ao desenvolvimento integral das crianças, reconhecendo a importância da primeira infância como base para o futuro de toda a sociedade.
“A valorização dos direitos da primeira infância em Contagem está sendo considerada na construção do PMPI. Ter um plano municipal significa considerar a integralidade da criança”, destacou a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, que representou a gestão municipal no evento.
Ainda conforme destacado por Telma, Contagem possui diversos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) em funcionamento e prepara a inauguração de novas unidades.
Além disso, após adesão ao “Compromisso Primeira Infância”, o município de Contagem publicou o decreto nº 1109, de 17 de janeiro de 2024, que estabeleceu a criação de uma comissão responsável por organizar o trabalho de escuta das crianças e mobilização da sociedade.
Todas essas iniciativas da Prefeitura de Contagem buscam a garantia de direitos, cuidados e atenção à primeira infância e o comprometimento com a criação de políticas públicas específicas no município.
Rede Primeira Infância - Minas Gerais
O evento organizado pela Repi-MG, intitulado “Homenagem Compromisso Primeira Infância - Minas Gerais” foi um marco importante para a mobilização em prol dos direitos das crianças de 0 a 6 anos em Minas Gerais. A valorização das gestões municipais reforça a importância de investimentos estratégicos nessa fase crucial do desenvolvimento infantil.
A Rede Primeira Infância, em parceria com diversos colaboradores, busca sensibilizar o poder público sobre a necessidade de políticas públicas efetivas para a primeira infância.