O Procon Contagem, em parceria com a Superintendência de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, realizou na quinta-feira (01/12), no auditório de informática da Faculdade UNA, uma capacitação voltada ao público idoso. Estiveram presentes 30 participantes do programa, que tiveram a oportunidade de conhecer sobre direitos e deveres do consumidor, com exemplos práticos e de forma participativa. O curso foi ministrado pelo advogado, doutor e professor de direito Ricardo Morishita.
Na oportunidade, eles também aprenderam a acessar a plataforma consumidor.gov.br, um serviço público monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, Ministério da Justiça, procons, defensorias e ministérios públicos, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo.
A superintendente do Procon Contagem, Silvania Silva dos Santos, relatou que atualmente os idosos representam o maior número de consumidores que procuram o órgão, principalmente por motivos de fraude. “Somente no ano de 2022, até o momento, registramos cerca de 4.000 reclamações de idosos e idosas em relação às fraudes sofridas, como empréstimos falsos, recadastramento bancário, previdência, entre outros. Amparados pela evolução tecnológica, os golpes evoluem muito rápido, a cada dia os golpistas trazem uma novidade, por isso acreditamos que a orientação é um instrumento capaz de ensiná-los a se prevenirem sobre os diversos tipos de golpe”.
Ricardo Morishita destacou que a importância do treinamento dos idosos sobre o funcionamento da plataforma consumidor.gov.br prevê torná-los capazes de fazer suas próprias reclamações de maneira efetiva. “O objetivo da iniciativa é proporcionar uma maior autonomia ao público da maturidade e um maior protagonismo na difusão das medidas preventivas consumeristas. Temos como objetivo aumentar o elo de informações, reduzindo assim o grande número de fraudes principalmente bancárias. Dúvidas foram tiradas por eles, que agora informarão a outros idosos também”.
Para Nildete Barbosa, participante das aulas de atividades físicas do Programa Contagem na Maturidade, na Regional Sede, núcleo Mário Covas, foi uma manhã de muito aprendizado. “Foi ótimo, gostei demais do curso. Deu para entender muito bem nossos direitos, aprendemos a entrar na plataforma e vou repassar as informações a diante”.
O treinamento faz parte do ciclo informativo proposto pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, que iniciou no mês de outubro com a presença de 256 idosos na palestra “Como se prevenir dos golpes”, também ministrada pelo professor Ricardo Morishita. Na ocasião, foi alertado sobre o assédio das instituições financeiras, a prática do empréstimo consignado não solicitado, bem como a importância do direito na relação de consumo e na prevenção contra os golpes.
A pedido dos idosos, a ação visou um treinamento mais compacto e individual, pois inclui informações e práticas nos meios digitais. Por esse caminho, para o ano de 2023, o objetivo é realizar treinamentos em cada regional do município.