A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e Funec se reuniram, na segunda-feira (05/11), com os alunos do curso de defumados e embutidos, ofertado pela Funec em Nova Contagem. O encontro discutiu e planejou estratégias de comercialização dos diversos produtos de charcutaria que serão produzidos pelo grupo de mulheres que concluíram o curso.
Trabalhadora autônoma e moradora de Nova Contagem, Ezilene Dias, destacou que gostou muito da oportunidade de participar do curso e que tem muitas expectativas com a possibilidade da formação da primeira Cooperativa de Charcutaria de Contagem.
“A ideia é colocar no mercado salames, queijos, bacon, tender, presuntos e diversos produtos defumados e embutidos, diferenciados pelo sabor, qualidade, carinho e cuidado na produção. A formação da cooperativa representa um grande ganho para a comunidade de Nova Contagem, tanto para geração renda quanto para geração de conhecimento sobre esta área da gastronomia. Uma inovação”, disse Ezilene.
Na reunião, a diretora de Assistência Alimentar e mestra em cooperativas, Eulalia Gomes, apresentou os passos para a criação do grupo. “A partir da orientação dada todos farão a avaliação dos passos e retornarão para a próxima reunião marcada para segunda quinzena de janeiro 2023”.
Participaram da reunião a subsecretaria de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro; as diretoras de Economia Solidária, Emmanuele Silveira; e de Assistência Alimentar, Eulália Gomes; as professoras do curso, Carla Mhizer e Cássia Moreira; o diretor do Pronatec, Reinaldo Santos; a coordenadora Pedagógica da Funec, Wanessa Castro; e assessora Adalete Paxeco.
Charcutaria
Charcuteria ou charcutaria, salsicharia, também conhecida pelo termo italiano salumeria, é o ramo da indústria alimentar dedicado ao preparo e venda de produtos de carne de porco curada, como bacon, presunto, salsichas, terrinas, galantinas, patês e confits.