A Prefeitura de Contagem recebeu destaque nacional ao receber o Prêmio “Brasil Sem Fome”. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) reconhece ações e políticas públicas bem-sucedidas no enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional no país. O evento foi realizado em Brasília, na quarta-feira (17/12), e reuniu gestores públicos, representantes de estados e municípios e especialistas da área social.
A proposta do prêmio é valorizar experiências que, na prática, ajudam a reduzir a fome, ampliar o acesso à alimentação adequada e fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), especialmente em territórios mais vulneráveis.
Durante a solenidade, foram destacados os avanços recentes do Brasil, como a saída do país do Mapa da Fome e a redução histórica dos índices de pobreza. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em dezembro, o Brasil alcançou os menores níveis de pobreza e extrema pobreza desde o início da série histórica do instituto, em 2012. Entre 2023 e 2024, mais de 10 milhões de brasileiros deixaram essas condições.
“Teremos ainda mais orgulho quando estivermos não apenas entre as maiores potências do mundo, mas também entre os países com mais igualdade. É isso que vamos alcançar", destacou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Nesse cenário, a experiência de municípios como Contagem ganha ainda mais relevância, ao mostrar que políticas locais bem executadas fazem diferença real na vida das pessoas.
A subsecretária de Segurança Alimentar, Cida Miranda, que representou Contagem na cerimônia, destacou que o reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo, construído com planejamento, compromisso social e integração entre diferentes políticas públicas. a importância do prêmio para o município. “Contagem brilhou e foi destaque, em uma premiação nacional, por tudo que vem construindo nos últimos 20 anos na área de segurança alimentar e agroecologia. Esse prêmio é fruto de muita participação da comunidade, de um trabalho dedicado de muita gente e, claro, da decisão política da administração municipal em priorizar o combate à fome”.
As ações desenvolvidas no município têm contribuído para garantir mais dignidade às famílias, promovendo acesso à alimentação de qualidade, geração de renda e fortalecimento da rede de proteção social. “O que faz a nossa política ser tão forte é que ela é mantida com recursos da própria Prefeitura, o que garante que os projetos não parem e que os serviços cheguem de verdade a quem precisa, com organização e critérios claros”, completou a subsecretária.
Comida na mesa
Hoje, a Prefeitura de Contagem garante diariamente alimentação para milhares de pessoas. Por meio dos restaurantes populares e cozinhas comunitárias, oferta quase 4.000 refeições por dia, sendo aproximadamente 1.600 destinadas, de forma gratuita, a quem enfrenta a insegurança alimentar.
O município também investe no fortalecimento das agriculturas urbana e familiar, apoiando mais de 40 unidades produtivas em áreas urbanas, além de realizar compras institucionais que estimulam a produção local. As ações de educação alimentar são outro pilar importante, com iniciativas como o Programa “Vida Mais Saudável”, capacitações em agroecologia, a Campanha “Desperdício Zero” e o Projeto “Vida Doce Sem Açúcar”.
Somam-se a esse conjunto de políticas a mobilização da sociedade em conferências e feiras e o trabalho contínuo de combate ao desperdício de alimentos. Por meio do Banco de Alimentos, mais de 8.000 pessoas são atendidas semanalmente, enquanto os restaurantes populares desenvolvem campanhas periódicas de conscientização, a cada 45 dias, com materiais educativos e orientações práticas para o consumo responsável.









