A Prefeitura de Contagem, por meio do Banco de Alimentos de Contagem, promoveu, nesta última sexta-feira (12/12), um encontro especial com as instituições beneficiadas pelo programa, criando um espaço leve e acolhedor para fortalecer laços, trocar experiências e celebrar resultados importantes alcançados ao longo do período.
Durante a programação, foram apresentados os principais destaques das ações realizadas, incluindo eventos, arrecadações e distribuições que contribuíram para reforçar a rede de solidariedade no município. As instituições puderam acompanhar de perto o impacto coletivo do trabalho desenvolvido e compartilhar vivências que enriquecem ainda mais a atuação conjunta.
Neste ano, segundo a gerente do Banco de Alimentos, Gabriela Rabelo, houve um aumento de aproximadamente 17% na arrecadação em relação a 2024. “Além disso, foi possível reduzir em cerca de 16% o descarte de alimentos e alcançar um crescimento superior a 80% nas doações. O número de beneficiários, também, aumentou em 31 mil pessoas em relação ao ano anterior”, informou Rabelo.
O encontro serviu, ainda, para alinhar estratégias, reafirmar a parceria e iniciar o planejamento das próximas etapas, sempre com o objetivo de ampliar o alcance social do Banco de Alimentos e garantir a continuidade do atendimento às organizações parceiras.

No encontro foram apresentados o balanço do ano e o planejamento de novas ações. Fotos: Heloisa Cardoso
“Essa doação é de extrema importância para nós, pois ver o impacto direto na alimentação diária dessas crianças é algo verdadeiramente gratificante. Minha palavra hoje é gratidão por todo o apoio recebido”, destacou Michele Torres, representante do Instituto Ser Feliz que atende mais de 500 crianças.
Vale ressaltar também que, neste ano, foi realizada a entrega das doações da campanha “A fome não espera”, promovida pelo Instituto B.A.T., que resultou na arrecadação de 817 quilos de alimentos não perecíveis. A campanha ocorreu entre 21 de outubro e 11 de dezembro. No ano anterior, essa mesma iniciativa arrecadou cerca de 218 quilos. Em 2025, graças a uma força-tarefa que envolveu diversas entidade - como a Betim Química, o Batalhão de Policiamento Especializado e a Polícia Rodoviária Federal, - o volume de doações praticamente triplicou.
O coordenador territorial de Segurança Corporativa do Instituto B.A.T, presente no evento, Thalles Tolentino, ressaltou a transparência da parceria com o Banco de Alimentos. “É comum que colaboradores de empresas, mesmo vendo as campanhas, questionem a efetividade das doações. A clareza sobre quem está sendo beneficiado e como o apoio é utilizado são essenciais para dissipar essas dúvidas e incentivar a participação. O Banco de Alimentos faz tudo isso, com muita transparência”, salientou.
A Prefeitura de Contagem segue comprometida em incentivar iniciativas que promovem a segurança alimentar, a colaboração e o desenvolvimento social, fortalecendo a rede de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, o Banco de Alimentos celebra os resultados alcançados e espera que outras empresas sigam esse exemplo de solidariedade e compromisso no combate à fome, que ainda é uma realidade preocupante no país e, especialmente, no município de Contagem.









