A Prefeitura de Contagem, por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, realizará, entre os dias 2 e 6 de fevereiro de 2026 a Semana de Conscientização da Campanha Desperdício Zero.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do consumo consciente, da correta conservação dos alimentos e da redução do desperdício, um problema grave que impacta diretamente a segurança alimentar e o meio ambiente.
De acordo com dados de organismos internacionais, cerca de um terço de toda a produção mundial de alimentos é desperdiçada, o que agrava o cenário da fome no mundo. No Brasil, cada pessoa desperdiça, em média, 41,6 quilos de alimentos por ano, considerando apenas o consumo doméstico, segundo pesquisa da Embrapa. Os alimentos mais descartados são arroz, carne vermelha, feijão e frango.
“Grande parte desse desperdício ocorre dentro dos próprios lares,
representando quase 30% da perda de alimentos, o que reforça
a necessidade de informação e mudança de hábitos no dia a dia”
Gerente do Banco de Alimentos, Gabriela Rabelo
Ela ressaltou, ainda, a importância deste tipo de ação: “Com o 'Desperdício Zero', Contagem reduz perdas nos equipamentos públicos e ainda espalha bons hábitos para famílias, instituições e comunidades”.
Durante a Semana de Conscientização, o Banco de Alimentos de Contagem reforça orientações importantes para o correto armazenamento e aproveitamento dos alimentos recebidos por doação ou adquiridos para consumo doméstico.
Entre as principais recomendações estão:
· Armazenar os alimentos conforme o grau de maturação e a necessidade de refrigeração;
· Manter os locais de armazenamento sempre limpos, secos e arejados, evitando deixar alimentos diretamente no chão;
· Realizar a seleção diária de produtos in natura que não estejam refrigerados, prevenindo perdas e a proliferação de pragas;
· Evitar o descarte apenas pela aparência, eliminando partes danificadas e aproveitando o restante após correta higienização;
· Utilizar alimentos de menor aceitação em pequenas quantidades e com preparações variadas.
· Conservação correta dos alimentos
A campanha também orienta sobre a organização adequada da geladeira e do armazenamento em temperatura ambiente. Alimentos como batata, cebola e alho devem ser mantidos em locais escuros e ventilados. Frutas climatéricas (aquelas que continuam amadurecendo após a colheita), como banana, mamão e manga, amadurecem melhor fora da geladeira.
Já carnes, peixes e frangos devem ser armazenados em recipientes fechados nas prateleiras inferiores da geladeira ou no freezer, que deve operar a -18°C. A temperatura da geladeira, segundo a Anvisa, deve ser mantida abaixo de 5°C.
Outras dicas importantes incluem evitar a exposição direta ao sol, garantir boa ventilação dos vegetais e organizar os alimentos de forma que o ar frio circule adequadamente, prolongando a vida útil dos produtos.
Banco de Alimentos de Contagem
O Banco de Alimentos de Contagem é referência nas ações de combate ao desperdício e promoção da segurança alimentar no município. A unidade está localizada na rua São Lucas, 266, bairro Água Branca, e atua no recebimento, seleção e distribuição de alimentos, além de ações educativas junto à população.
Com a Campanha “Desperdício Zero”, a Prefeitura de Contagem reforça seu compromisso com a redução das desigualdades, a promoção da alimentação adequada e saudável e a construção de uma cidade mais sustentável.









