A partir de fevereiro de 2023, a região do Riacho terá nove novas obras executadas. Elas foram escolhidas e votadas pelos conselheiros locais e contarão com um investimento de R$ 1 milhão. Na noite de terça-feira, (06/12), eles reuniram-se, na última reunião do ano, para validar as obras escolhidas.
O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, falou sobre a importância da participação popular para melhorar ainda mais a região e destacou o conselho como um instrumento fundamental para garantir a representação. “Ouvir as pessoas, opinarem e decidirem sobre os rumos do desenvolvimento no território é muito importante. Sabemos que o olhar de quem mora na região tem uma profundidade muito maior do aquilo que a gente (gestão) olha e planeja. Às vezes a gestão não consegue perceber a história de quem vive e circula pelo território, então essa participação popular é imprescindível”.
Entre os conselheiros presentes estava o professor Daniel da Silva Oliveira que mora na região e trabalha na Escola Municipal Padre Camargos. Ele afirmou que a participação da população nas decisões referentes ao território são importantes para a relação poder público e sociedade civil. “O que vemos aqui é o fortalecimento daquele conceito que temos de democracia. A participação popular traz as demandas existentes quem ocupa o território e as leva ao poder público.”
Outra conselheira presente, representando um grupo de lojistas da parte central do do bairro Riacho das Pedras, Luciene Cotrim, também destacou a importância da participação popular. “Essa gestão que vem sendo aplicada pelo atual Governo é muito importante, porque tem a participação de muitas pessoas, que decidem o que de fato precisa a região. É um estreitamento na relação da população com o poder público”.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, afirmou aos presentes que algumas das intervenções serão feitas imediatamente pelo setor de manutenção da Prefeitura, e outras mais complexas demandam um projeto.
O deputado estadual eleito, Ricardo Campos (PT), que é morador do Riacho, acompanhou a reunião.
Confira abaixo quais foram as nove obras a serem executadas na região do Riacho, a partir de fevereiro de 2023:
Duplicação da rua Rio Elba (alargamento) - atrás do Carrefour - Novo Riacho;
Recuperação de escadaria, ampliação e requalificação hidráulica da escada - rua Caiapó - Novo Riacho;
Gabião em córrego para impedir desmoronamento - rua Monsenhor Messias - Flamengo;
Correção de caixa de drenagem para adequação de passeio – rua D / rua Vera Cruz - Conjunto Lempp;
Execução de valetas de dreno para eliminar o acúmulo de água e pontos de supitação na crista do talude - rua Andrômeda - Jardim Riacho;
Sondagem de via e recuperação de boca de lobo - rua Itapemirim - Monte Castelo;
Estreitamento do canteiro central da cv. Francisco Firmo de Matos, com Santa Isabel;
Sondagem de via e recuperação de sarjeta - rua Tapajós, altura do 373 - Riacho das Pedras;
Muro de contenção nos fundos do Cemitério Municipal do Flamengo - rua dos Espanhóis.