EXPOSIÇÃO PERMANENTE
Mural Memória de Contagem
A obra denominada ‘Memória de Contagem’ foi feita pela artista Yara Tupynambá sob encomenda da Prefeitura de Contagem. O painel foi instalado, originalmente, na UPA JK, em 2015, onde permaneceu até 2024. Em 2025, o mural chegou em sua nova casa, no prédio da administração da Seduc, integrando arte, história e educação.
Yara Tupynambá, artista mineira, nasceu em Montes Claros, em 1932, e cresceu em Itaúna, onde criou a associação Centro de Arte e Artesanato “Yara Tupynambá”. Ela é desenhista, pintora, gravadora, ceramista e muralista e representa, por meio da arte, o povo, a cultura e as paisagens de Minas Gerais, sendo uma das maiores representantes das artes visuais brasileiras.
EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAs
Sou forte como Baobá
Na E.M. Otacir Nunes dos Santos, o projeto “Sou forte como Baobá”, nasce do compromisso com uma educação antirracista, consciente e transformadora. Inspirado na simbologia do baobá — árvore sagrada africana que representa força, resistência e ancestralidade — o projeto promove o reconhecimento e a valorização das identidades negras no ambiente escolar. Por meio de atividades pedagógicas, rodas de conversa, leitura de obras de autores negros, expressões artísticas e debates, buscaram desconstruir estereótipos e fortalecer a autoestima dos estudantes, ampliando horizontes de pertencimento e respeito à diversidade. A ação se estendeu a toda a comunidade escolar, reafirmando a escola como um espaço de luta contra o racismo e de construção de novas narrativas. Tudo isso foi transformado em uma exposição inspiradora! “Sou forte como Baobá” é um chamado à reflexão, à valorização das raízes e à construção de um futuro mais justo, plural e equitativo.
Data: 18 de junho a 01 de agosto
Um olhar para as estrelas
Na E.M. Professora Júlia Kubitschek de Oliveira os estudantes do 5º ano confeccionaram maquetes representando o Sistema Solar, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre os planetas, suas características, tamanhos e posições em relação ao Sol. As maquetes foram desenvolvidas pelos estudantes com apoio das famílias e orientação das professoras Brígida, Elizabeth e Maria Geralda.
Olhe para cima e aprecie o resultado sensível desse trabalho!
Data: até 01 de agosto
VISITA ÀS EXPOSIÇÕES
Rua Coimbra, nº 100, Bairro Santa Cruz Industrial
Segunda a sexta-feira - 8h às 17h