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ABR
23
23 ABR 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Sistema Integrado de Mobilidade: transporte público mais eficiente, ágil e seguro
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Em Contagem, um relevante projeto para melhorar a mobilidade e o serviço de transporte público da cidade está em pleno desenvolvimento, com várias fases avançadas e outras  concluídas. É o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que conta com terminais, estações de transferência de passageiros, corredores adequados, modernizações, entre outras intervenções que já estão trazendo benefícios para quem vive, trabalha e passa pelo município.

O SIM representa a maior mudança de conceito na mobilidade de Contagem e tornará o transporte público mais eficiente, inteligente, ágil, seguro e econômico para todos os usuários. Com o novo sistema, a população poderá transitar por todas as oito regiões da cidade, pagando apenas uma única tarifa.

"Estamos comprometidos em entregar
um transporte público de referência,
moderno e sustentável para a população
de Contagem, que pagará apenas uma
tarifa para circular por toda a cidade."

Prefeita Marília Campos

Estações 

Etapa fundamental para a implantação do SIM, as dez estações foram instaladas ao longo das avenidas João César de Oliveira (sete), General David Sarnoff (duas) e LMG-808 (uma), compondo o Corredor Norte-Sul II, e estão concluídas. Restam algumas intervenções viárias a serem feitas. As estações 2, 3 e 4 - respectivamente em frente ao prédio da Receita Municipal, ao lado do viaduto Beatriz e próxima ao Hospital Municipal - vão passar por obras de adequação das pistas, a fim de nivelar a altura com as plataformas de embarque e desembarque de passageiros, para garantir a segurança dos usuários. Elas serão colocadas em operação quando todas as demais obras do sistema estiverem prontas para que o funcionamento seja eficiente.
 

 
Localizadas nas avenidas João César de Oliveira, General David Sarnoff e LMG-808, as dez estações que compõem o SIM estão finalizadas - Fotos: Ronnie Von/PMC

Terminais

Os terminais que vão integrar o sistema são quatro: Ressaca, Petrolândia, Sede e Vargem das Flores. Os dois primeiros já estão prontos e os outros serão licitados em breve. O Terminal Ressaca fica na avenida Severino Ballesteros, ao lado do parque Sarandi e em frente ao Shopping Contagem; o Petrolândia está localizado na Via Expressa, na divisa dos bairros Santa Helena e Petrolândia. O Terminal Vargem das Flores será construído na LMG-808, altura do bairro Darcy Ribeiro; e o Sede, na avenida João César de Oliveira, entre o viaduto Beatriz e o 18° Batalhão da Polícia Militar. Neste trecho, a avenida será deslocada para a direita, o que permitirá que as obras avancem sem alterações no trânsito. O novo traçado, que tem cerca de 200m, já está pronto.

A expectativa é que o processo licitatório para as obras do Terminal Sede seja iniciado em breve. Ele vai contemplar a construção da estrutura e a requalificação da av. João César de Oliveira, no trecho do viaduto Beatriz até a estação 2 (Fórum). Já onde será construído o Terminal Vargem das Flores, atualmente, está sendo feito o remanejamento de uma adutora em aço da Copasa, ação indispensável para viabilizar a obra do terminal.
 

 
Terminais Petrolândia e Ressaca estão concluídos e a licitação para os terminais Sede e Vargem das Flores será realizada em breve - Fotos: Janine Moraes/PMC

Corredores de transporte

O SIM é composto ainda por três corredores: Norte-Sul, Leste-Oeste e Ressaca. Em função das diferenças das estruturas de tráfego, serão dois tipos de operação: o BRT (Bus Rapid Transit) ou Transporte Rápido por Ônibus, e o BRS (Bus Rapid Service). No BRT, o passageiro embarca em um terminal e viaja até a região de destino, pagando uma tarifa única. Já o BRS caracteriza-se pelas faixas preferenciais e exclusivas de ônibus.

No trecho II do Corredor Norte-Sul, nas avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff, será implantado o sistema BRT e nos corredores Leste-Oeste e Ressaca irá operar o sistema BRS.

O Corredor Norte-Sul tem 20 km de extensão e será o eixo de maior demanda de passageiros do novo sistema de transporte coletivo. Ele é composto por dois trechos distintos: o primeiro inicia-se no extremo norte, em Nova Contagem, até o início da avenida João César de Oliveira e será BRS. O segundo trecho começa na av. João César de Oliveira e termina na av. Gal. David Sarnoff, na Cidade Industrial. Toda a extensão do trecho terá características de BRT, com estações de transferência no canteiro central e faixa exclusiva.

O Corredor Leste-Oeste tem 11 km de extensão e será um corredor do tipo BRS, com faixa preferencial para ônibus à direita da via. Ligará as regionais Petrolândia e Ressaca e será composto por três vias principais: Via Expressa, av. Helena Vasconcelos Costa e av. Severino Ballesteros. Nas extremidades leste e oeste estão os terminais Ressaca e Petrolândia, respectivamente.

O Corredor Ressaca tem 9 km e é formado pelas avenidas Babita Camargos, Teleférico, João Gomes Cardoso e Severino Ballesteros Rodrigues, integrando as regiões Ressaca, Eldorado e Industrial.

Outras obras do SIM

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) conta com diversas obras de mobilidade e vai muito além dos terminais e das estações. Dentre as intervenções, a ampliação de seis viadutos, a implantação de duas trincheiras e duas alças de retorno, além da avenida Maracanã e até a revitalização de praças, parques e plantio de 3.050 árvores.
 

 
Viaduto Integração e alça de retorno do parque Sarandi fazem parte das obras de implantação do Corredor Ressaca - Fotos: Ronnie Von (1) e Luci Sallum (2)

Vale ressaltar que a Prefeitura de Contagem segue em negociação com o governo estadual para que as linhas metropolitanas, que representam 60% do transporte público que circula pela cidade, também estejam integradas ao novo sistema. O SIM vai funcionar de forma otimizada, com mais qualidade, com ônibus novos que possuem motores que emitem menos poluentes, a fim de oferecer um serviço de transporte ambientalmente sustentável.

Confira a lista de intervenções que compõem o SIM:

VIADUTOS

- Viaduto Ceasa - concluído

- Viaduto das Américas I - concluído

- Viaduto das Américas II - concluído

- Viaduto Petrolândia - concluído

- Complexo Viário Beatriz - concluído

- Viaduto Teleférico - em andamento

TERMINAIS E ESTAÇÕES

- Dez estações de transferência de passageiros - concluído

- Terminal Petrolândia - concluído

- Terminal Ressaca - concluído

- Terminal Vargem das Flores - a licitar

- Terminal Sede - a licitar

ALÇAS DE RETORNO

- Alça do parque Sarandi - em andamento

- Alça da av. Babita Camargos - concluído

TRINCHEIRAS

- Trincheira da av. Gal. David Sarnoff - concluído

- Trincheira do Itaú - concluído

AVENIDAS E CORREDORES

- Av. Maracanã (implantação) - em andamento 

- Av. Dilson de Oliveira e av. Carmelita Drumond (requalificação) - a licitar

- Corredor Leste-Oeste - concluído

- Corredor Norte Sul Trecho I - concluído

- Corredor Norte Sul Trecho II - em andamento

- Corredor Ressaca - em andamento

- Requalificação de vias para ônibus - concluído

PRAÇAS E PARQUES

- Espaço Popular Eldorado - praças Festa e Paz - concluído

- Espaço Popular Eldorado - praça Cívica (camelódromo) - a licitar

- Requalificação do parque Sarandi - em licitação

- Plantio de 3.050 árvores - concluído


CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos das estações do SIM - Fotógrafo: Ronnie Von/PMC
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos do encabeçamento do viaduto Integração - Fotógrafo: Ronnie Von
CLIQUE AQUI e acesse a galeria da obra da alça de retorno do parque Sarandi - Fotógrafa: Luci Sallum/PMC

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo
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