Segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde (DataSus), divulgados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em média, cinco pessoas morrem no país a cada hora, vítimas de discussões e brigas no trânsito. E a sensação é de que esses casos estão aumentando.
Durante o Maio Amarelo, que em sua 11ª edição traz o tema “A Paz no Trânsito começa por você”, a Transcon aborda a questão com uma campanha educativa para mostrar que o comportamento no trânsito afeta a todos e pode ser a diferença entre uma pessoa voltar ou não para a casa.
Para a psicóloga Catarina Nogueira, a junção da complexidade do trânsito com os conflitos internos do ser humano contribuem para a escalada de brigas no dia a dia. “O ser humano é cheio de conflitos internos, seja por cansaço, stress, sobrecarga da vida diária. Não aprendemos a lidar com a frustração, a raiva, a angústia e tudo isso acaba aparecendo diante de um conflito. O trânsito muitas vezes se torna o local para extravasar a agressividade”, afirma ela.
E existe também o comportamento reproduzido, imitado de amigos e familiares que podem ajudar a gerar cada vez mais pessoas intolerantes e reativas no trânsito. “Ao reagir de uma forma agressiva, pode ser que, inconscientemente, as pessoas à sua volta repitam o comportamento”, disse a psicóloga.
Por fim, Catarina reforça que é preciso olhar para os números com atenção e refletir sobre o significado deles. “É importante falarmos sobre violência no trânsito, não apenas enumerando dados, quantificando mortes, mas ajudando as pessoas a refletirem e a assumirem a responsabilidade sobre seus próprios comportamentos no trânsito”.
Educação
O bom comportamento no trânsito passa pela educação. Na autoescola aprendemos a dirigir ou pilotar, mas para nos tornar cidadãos cada vez mais conscientes do que devemos fazer no trânsito, é preciso nos reeducar. E é isso que a Gerência de Educação para a Mobilidade da Transcon faz. Por meio de ações educativas em escolas, empresas e nas ruas, já impactou mais de 18 mil pessoas desde 2023 até março deste ano, para ajudar a construir um trânsito mais seguro e consciente para todos.