14 MAI 2024
CULTURA
Tesouros culturais: educação e pesquisa em destaque na 22ª Semana Nacional de Museus em Contagem
Atividades ocorrem até sexta-feira, de forma gratuita e aberta ao público

Contagem preparou uma programação especial para marcar a 22ª Semana Nacional de Museus (SNM). Com o tema "Museus, Educação e Pesquisa", as atividades iniciaram nessa segunda-feira (13/5) e seguem até quinta-feira (16/5), na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira (MHC).

A abertura da programação contou com a apresentação do mapa de comunidades tradicionais do município e a apresentação cultural do Coletivo Batalha da Jabu. O evento foi realizado, em parceria, pelas secretarias de Cultura e de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem.

Na quarta-feira (15/5), das 9h às 12h, acontecerá a ação educativa “Pesquisador Mirim: conhecendo os tesouros de Contagem”, atividade educativa que tem como objetivo apresentar a pesquisa em museus para o público infantojuvenil. No mesmo dia, às 9h30 e às 14h30, a Turma do Contagito fará apresentações teatrais, contando a história dos patrimônios da cidade.

Encerrando a programação, na quinta-feira (16/5), às 19h, haverá uma palestra sobre o processo de educação nas comunidades e povos tradicionais, com a presença da Irmandade do Divino Espírito Santo, reinado tradicional do município, que vai contar um pouco do processo de educação dentro desses espaços.

Para a diretora de Memória e Patrimônio, Gabrielle Vaz, o evento é muito importante para a democratização do acesso dentro desses espaços. “O tema é muito bem-vindo no sentido de falar sobre a educação, sobre a pesquisa, sobre os museus e como eles se entrelaçam. Os espaços de Contagem tem documentos de cunho historiográfico que servem de pesquisa para várias áreas de estudo”, completou a diretora.

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa, que ocorre anualmente, não apenas para celebrar a riqueza cultural e histórica dos museus brasileiros, mas também para colocá-los como protagonistas na promoção do conhecimento e da identidade nacional. No próximo dia 18 de maio,  o s, em uma temporada cultural marcada pela . Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), integra as comemorações do Dia Internacional dos Museu (18/5),  quando o Brasil se une ao mundo para ressaltar a importância desses espaços.

A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) estabelece um tema que orienta as atividades durante a semana especial. Este ano não é diferente, e o tema “Museus, Educação e Pesquisa" promete provocar reflexões e debates enriquecedores sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea.

Confira a programação da 22ª Semana Nacional de Museus em Contagem:

Ação Educativa Pesquisador Mirim: conhecendo os tesouros de Contagem

Data: 15/5 - quarta-feira

Horário: 9h

Local:  Casa da Cultura Nair Mendes Moreira (MHC) - praça Ver. José Belém, 01 – Centro

Apresentação teatral da Turma do Contagito

Data: 15/5 - quarta-feira

Horário: 9h30 às 10h e das 14h30 às 15h

Noite Mineira dos Museus - palestra sobre o processo de educação nas comunidades e povos tradicionais

Data: 16/5 - quinta-feira

Horário: 19h

Autor: estagiário João Vieira, sob supervisão do jornalista Augusto Nascimento / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo