Alunos das escolas municipais de Contagem estiveram na Transitolândia Encantada para participar de uma série de atividades lúdicas relativas ao trânsito, dando sequência à programação do Maio Amarelo, com o objetivo de ensinar as crianças sobre a importância de respeitar as leis e a sinalização de trânsito e comportando-se de forma segura.
Entre as ações educativas estavam um jogo de realidade virtual, livrinho para colorir e pintar, teatro, carrinhos e motos elétricas para dirigir e aprender na prática para que serve cada sinalização, além de brinquedos infláveis, algodão doce e pipoca.
As crianças aprenderam sobre segurança no trânsito por meio de brincadeiras e muita diversão - Fotos: Dimy Valadão/PMC
Para Kelvin Cássio, professor de artes circenses da Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro, a Transitolândia é importante para que as crianças aprendam de forma divertida sobre as leis de trânsito. “Aqui eles vão ser ensinados a lidar dentro do trânsito, das suas ações, do comportamento. Está sendo um evento muito bacana, no qual eles estão desenvolvendo esse lado da consciência e também da ajuda dentro do trânsito, que precisa da junção do pedestre e dos motoristas”.
“Hoje eu brinquei muito e a gente aprendeu como dirigir, aprendeu sobre os sinais. Quando o sinal fica vermelho, a gente para. Quando fica amarelo, a gente tem que prestar atenção e no verde a gente tem que ir”, contou a aluna Giovana Carolina, 8.
Outra aluna que também se divertiu aprendendo foi a Anna Júlia, 8. “Andei na moto e fiz muitas coisas legais. Assisti ao teatro e aprendi que no trânsito precisa ter muita atenção e que só pode passar no sinal verde quando estiver dirigindo”.
Transitolândia Encantada
A Transitolândia Encantada é uma mini cidade que simula o trânsito real. Nela, as crianças aprendem a andar pela cidade de carro, moto e bicicleta de maneira segura. Durante o percurso, os agentes da Transcon, ensinam as crianças sobre as leis de trânsito, atravessar a rua na faixa de pedestre, respeitar os semáforos, as placas e as sinalizações pintadas no chão.
Neste ano, a Transitolândia foi montada no pátio da Transcon. Uma pista foi pintada para que as crianças pudessem dirigir carros e motos elétricas e no trajeto, aprender sobre o trânsito. Para simular a pista, o local recebeu sinalização horizontal, com pintura de ciclovia, faixas de pedestres, parada obrigatória, limite de velocidade, placas e semáforos.
Até o dia 22 de maio, a Transitolândia receberá os alunos de escolas municipais de todas as regiões de Contagem, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
As ações são realizadas em parceria com o projeto Viva Via, o Sest Senat, a Polícia Rodoviária Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Tambasa Atacadistas.