15 MAI 2024
TRANSCON
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Transitolândia Encantada: crianças do ensino fundamental aprendem sobre segurança no trânsito brincando

Alunos das escolas municipais de Contagem estiveram na Transitolândia Encantada para participar de uma série de atividades lúdicas relativas ao trânsito, dando sequência à programação do Maio Amarelo, com o objetivo de ensinar as crianças sobre a importância de respeitar as leis e a sinalização de trânsito e comportando-se de forma segura.

Entre as ações educativas estavam um jogo de realidade virtual, livrinho para colorir e pintar, teatro, carrinhos e motos elétricas para dirigir e aprender na prática para que serve cada sinalização, além de brinquedos infláveis, algodão doce e pipoca.

As crianças aprenderam sobre segurança no trânsito por meio de brincadeiras e muita diversão - Fotos: Dimy Valadão/PMC

Para Kelvin Cássio, professor de artes circenses da Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro, a Transitolândia é importante para que as crianças aprendam de forma divertida sobre as leis de trânsito. “Aqui eles vão ser ensinados a lidar dentro do trânsito, das suas ações, do comportamento. Está sendo um evento muito bacana, no qual eles estão desenvolvendo esse lado da consciência e também da ajuda dentro do trânsito, que precisa da junção do pedestre e dos motoristas”.

“Hoje eu brinquei muito e a gente aprendeu como dirigir, aprendeu sobre os sinais. Quando o sinal fica vermelho, a gente para. Quando fica amarelo, a gente tem que prestar atenção e no verde a gente tem que ir”, contou a aluna Giovana Carolina, 8.

Outra aluna que também se divertiu aprendendo foi a Anna Júlia, 8. “Andei na moto e fiz muitas coisas legais. Assisti ao teatro e aprendi que no trânsito precisa ter muita atenção e que só pode passar no sinal verde quando estiver dirigindo”.

Transitolândia Encantada

A Transitolândia Encantada é uma mini cidade que simula o trânsito real. Nela, as crianças aprendem a andar pela cidade de carro, moto e bicicleta de maneira segura. Durante o percurso, os agentes da Transcon, ensinam as crianças sobre as leis de trânsito, atravessar a rua na faixa de pedestre, respeitar os semáforos, as placas e as sinalizações pintadas no chão.

Neste ano, a Transitolândia foi montada no pátio da Transcon. Uma pista foi pintada para que as crianças pudessem dirigir carros e motos elétricas e no trajeto, aprender sobre o trânsito. Para simular a pista, o local recebeu sinalização horizontal, com pintura de ciclovia, faixas de pedestres, parada obrigatória, limite de velocidade, placas e semáforos.

Até o dia 22 de maio, a Transitolândia receberá os alunos de escolas municipais de todas as regiões de Contagem, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

As ações são realizadas em parceria com o projeto Viva Via, o Sest Senat, a Polícia Rodoviária Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Tambasa Atacadistas.

Local: jornalista Rafaela Galdino / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo