23 ABR 2024
SERVIÇO
Mais saúde: as consultas on-line seguem agilizando o atendimento nas UPAs JK e Ressaca
Implantado em julho de 2022, durante a pandemia de Covid-19, projeto segue apresentando bons resultados e será ampliado para outras unidades

A tecnologia chegou para encurtar distâncias e agilizar processos, facilitando cada vez mais o dia a dia das pessoas. Os avanços na área da saúde, em Contagem, são visíveis, como, por exemplo, a modernização de equipamentos, com a adoção de novas técnicas, caso das consultas online. As populares “teleconsultas” foram implementadas durante a pandemia de Covid-19, tanto na saúde pública quanto privada, consolidando sua eficiência na ampliação da capacidade de atendimento, evitando a superlotação e prestando um serviço de qualidade às pessoas.

No SUS de Contagem, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK foi a primeira a implementar o teleatendimento, ainda em julho de 2022, serviço que foi estendido também para a UPA Ressaca, em agosto de 2023. Desde o início das atividades, até o mês de fevereiro de 2024, o atendimento on-line foi utilizado por mais de 30 mil pacientes nas duas unidades, uma média de 1.510 consultas por mês, ou, aproximadamente, 50 por dia. O serviço, que foi implantado na UPA Vargem das Flores em 8 de abril, já atende uma média de 20 pacientes por dia na unidade.

“Com ele (teleatendimento) foi possível otimizar o uso da capacidade de atendimento no município de Contagem, absorvendo a demanda crescente nas unidades de Urgência e Emergência”

Renata Moreira Lopes, gestora do atendimento on-line nas UPAs JK e Ressaca

De acordo com a gestora do atendimento on-line nas unidades, Renata Moreira Lopes, o sistema vem cumprindo bem o objetivo de proporcionar maior eficiência na assistência aos cidadãos. “Com ele foi possível otimizar o uso da capacidade de atendimento no município de Contagem, absorvendo a demanda crescente nas unidades de Urgência e Emergência”, afirmou, reforçando que, com os bons resultados alcançados, o modelo será ampliado também para as demais unidades.

A gestora explicou, ainda, que não são todos os casos que podem ser encaminhados para o teleatendimento: “O serviço é destinado para os pacientes que apresentam baixa prioridade clínica (pulseiras verde ou azul). Isso possibilita melhorar a organização das recepções das Unidades e promover a redução no tempo de espera também para os demais pacientes”.

Teleatendimento na prática

Em um primeiro momento, o atendimento presencial e on-line não apresenta qualquer diferença para o paciente, que ao chegar na unidade passa por um acolhimento na qual é feita a classificação do risco por meio de uma breve avaliação do seu quadro e aferição de seus dados vitais. Se o caso for de menor gravidade, será oferecido a ele o atendimento com o médico on-line. Se for classificado como algo mais urgente, o encaminhamento é para a consulta presencial.

O teleatendimento é feito na própria UPA, em uma sala reservada, na qual o paciente terá acesso a um computador com internet para falar diretamente com o médico que fará a consulta. Ali mesmo a pessoa explica seus sintomas e o profissional faz as perguntas que precisa para embasar o diagnóstico. Analisados os detalhes do caso, já há um encaminhamento para o tratamento mais adequado, inclusive com a receita para receber os medicamentos.

“Hoje, os usuários da UPA JK já possuem a percepção da agilidade nesse tipo de atendimento, o que tem contribuído muito para a adesão a ele. Já na unidade do Ressaca, o projeto começou no final de agosto de 2023 e ainda encontra uma certa resistência, principalmente por ser algo novo. Muitos ainda preferem aguardar o atendimento presencial, mesmo que demore mais. Aos poucos, as pessoas estão conhecendo esse modelo de consulta e criando mais confiança, o que reflete no aumento gradual de atendimentos realizados”, disse Renata Moreira.

Jhonathan Felipe Neves, que é morador do bairro Ressaca, utilizou o teleatendimento para consultar na UPA e gostou bastante do modelo. “Eu cheguei, fiz a ficha e passei pela triagem. Tive que aguardar a consulta, que foi bem rápida e boa. Eu estava com sintomas de dengue e saí de lá com a indicação do tratamento”, explicou, reforçando que acha interessante que esse formato de consulta seja ampliado para outras unidades.

Em um momento de epidemia de dengue, como ainda é o caso de várias cidade brasileiras, o atendimento on-line se torna uma opção cada vez mais utilizado no atendimento de pacientes em momentos de grande fluxo de pessoas nas unidades “Atualmente, no enfrentamento da dengue, chikungunya e zika (arboviroses), essa modalidade está sendo muito importante para a redução do tempo de espera, tendo em vista o aumento do número de procuras nas unidades”, concluiu a gestora.

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição: João Cavalcanti