19 NOV 2023
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Dia da Consciência Negra (20/11), terá entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, fechando o Novembro Negro
Solenidade na praça Tancredo Neves, em frente à Prefeitura, vai ter música, lançamento de edital e reconhecimento a instituições e pessoas que lutam contra o racismo e a discriminação racial

Encerrando as atividades realizadas durante todo o mês de novembro, em comemoração ao mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Contagem realiza, na próxima segunda-feira (20/11), um evento em celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado em alusão à data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. A celebração será em frente à sede da Prefeitura, na praça Tancredo Neves. (Veja programação abaixo)

Promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por intermédio da sua Superintendência de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, a solenidade terá início às 10h, com a apresentação da rapper Miss Black, um dos ícones do Hip Hop desde 1989. Natural de Contagem, ela é reconhecida por sua influência duradoura e sua contribuição para a cena do Hip Hop — especialmente para o seu desenvolvimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Outros quatro eixos nortearão a solenidade. Primeiro, o lançamento do curso sobre Política Pública de Igualdade Racial para os servidores da Prefeitura. A iniciativa será implementada  pela Escola de Governo, e é fruto de uma parceria das secretarias municipais de Administração e de Direitos Humanos e Cidadania.

Segundo, também será oficialmente lançado o edital Movimenta Cultura Negra, da Secretaria Municipal de Cultura. Ele vai contemplar dez propostas de intervenções artísticas de grupos da cultura negra que atuam no município há pelo menos dois anos, com valor bruto unitário de R$ 3.000,00.

Também será entregue o Certificado de Patrimônio Cultural Imaterial Municipal para oito comunidades tradicionais de matriz africana e o povo de reinado/congado (veja relação abaixo).

Ao final será entregue o Prêmio Zumbi dos Palmares 2023, homenagem que reconhece o trabalho de pessoas e instituições que se destacaram por sua atuação no combate ao racismo e à discriminação racial contra a população negra, e pela luta por igualdade de direitos no município de Contagem. A premiação contemplará, este ano, 11 pessoas entre as modalidades pessoa física e pessoa jurídica.

10h – Abertura.

10h10 – Apresentação Cultural da Miss Black.

10h20 – Fala da Mesa.

10h40 – Lançamento do curso sobre Política Pública de Igualdade Racial

Lançamento do Edital SECULT n° 002/2023 - Movimenta Cultura Negra.

10h50 – Entrega do Certificado de Patrimônio Cultural Imaterial Municipal para 8 (oito) Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e o Povo de Reinado/Congado. Veja quais:

· NzoAtimObatalacy.

· Comunidade Espírita OdêFarangi.

· Centro Espírita Ogum Beira Mar/ Ilê AséIgba Ogum.

· Comunidade Espírita Netos de Bate Folhinha.

· Ilê AséOdéInlê.

· NzoNdanji Mona Simby Kia Kabila.

· Casa de Caridade Vovô Pedro de Aruanda (CAVOP).

· Irmandade do Divino Espírito Santo: Família Mariano.

11h – Apresentação Cultural de Fábio Zulu.

11h10 – Entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares 2023.

Local: praça Tancredo Neves, 200 - bairro Camilo Alves

Autor: jornalista Guilherme Jorgui / Edição: Pilar Batista