19 NOV 2023
GABINETE DA PREFEITA
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL PETROLANDIA
Prefeitura assina Ordem de Serviço para reforma do Parque Sapucaias II, na região Petrolândia
Foto: Luci Sallum/PMC
Obras, que incluem reforma da quadra, instalação de pista de caminhada e academia da cidade, terão início na próxima terça-feira (21/11)

Atendendo a uma demanda antiga dos moradores de vários bairros da região do Petrolândia, a prefeita Marília Campos assinou, no último sábado (18/11),  a Ordem de Serviço (OS) que marca o início da reforma do Parque Sapucaias II — importante área de preservação ambiental e de práticas esportivas de toda aquela comunidade.

O valor total a ser investido na obra é de R$ 4,5 milhões — com recursos do tesouro municipal — e a obra será realiada pela Empresa Laje Empreendimentos. O projeto apresentado pela Prefeitura de Contagem foi elaborado atendendo às propostas feitas pela comunidade que mora no entorno do parque. A principal premissa desse projeto, de acordo com a prefeita, é a ocupação pública do território por meio da requalificação das áreas verdes, de um projeto paisagístico, da preservação das nascentes, dos brejos, da vegetação e da fauna. "Esses espaços serão humanizados com a criação de canteiros floridos e bosques com árvores frutíferas, alimento da fauna nativa da área", disse.

Marília Campos lembrou, também, da importância do parque como espaço de criação de vínculos entre as pessoas do bairro e do senso de pertencimento. “Nas cidades do interior as pessoas se conhecem, sabem até de quem você é filho e isto é fruto da vida comunitária que elas vivenciam; então, esta obra é um esforço da gestão para colaborar com esse encontro das pessoas da região, de formação desses laços fraternos e solidários”, completou.

O subsecretário de Praças, Parques e Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lindomar Diamantino, apontou todo o ganho que a reforma do parque levará para a região do Petrolândia. “Alcança as práticas esportivas, com a construção da pista de caminhada e a reforma do campo de futebol, mas também se torna uma efetiva política pública de promoção de saúde, através das oportunidades de recreação para a comunidade, incluindo as escolas, que ganharão um qualificado aparelho público para suas atividades", disse.

Comunidade

Márcio Gleisson é um frequentador assíduo do parque Sapucaias II. Isso porque desde 2008 ele realiza um trabalho social e esportivo com crianças da comunidade. É uma atividade que conecta a prática esportiva com o desempenho escolar — o que vem mudando a realidade de famílias de 14 bairros da região Petrolândia. Ele atende cerca de 200 crianças, e outras 40 com necessidades especiais. Emocionado, ele falou da importância da reforma do parque: “Esse é um momento histórico e a palavra chave aqui é gratidão a todas as pessoas que contribuíram e que ainda hoje ajudam com os cuidados do parque. A comunidade abraça a sua preservação. São anjos que contribuem cada um com o que pode”, disse.

Morador do bairro Sapucaias II há 16 anos, o professor de Taekwondo David Emanuel mora ao lado do parque. Ele explicou que ele foi construído como contrapartida de um grande empreendimento imobiliário na região, em que uma empresa edificou uma área de parque nesse perímetro da região, que é uma Área de Preservação Permanente (APP), já que é localizada na bacia do Imbiruçu e abriga nascentes do córrego Sapucaia. Mas ele contou também, que com o passar do tempo esses aparelhos foram se deteriorando, sem a sua devida manutenção. “A própria comunidade abraçou o parque e se articulou nos cuidados. Algumas pessoas cuidam das hortas comunitárias e nos cuidados com a jardinagem da área”.

O anúncio da reforma entusiasmou David. “Muitas vezes eu mesmo vim roçar o mato para não deixar o parque virar uma selva. Ficamos muito esperançosos de vê-lo reformado e ocupado pelas famílias”, agradeceu.

A pequena Alicia Manoela, de sete anos, falou da sua expectativa com as obras do parque. Ela estava acompanhando sua mãe, Patrícia Eugênia. “Minha emoção é ficar imaginando como vai ficar o parque. Pelas fotos já dá para ver que vai ficar muito legal, com muitas coisas para brincar, pular, muita coisa boa” concluiu.

Reforma do Parque Sapucaia II

· Reforma da cerca ao redor do parque;

· Construção de pista de caminhada no entorno do parque;

· Recuperação da entrada do parque;

· Iluminação e pintura;

· Reforma dos vestiários;

· Instalação de playground para recreação infantil;

· Instalação de academia da cidade;

· Reforma da quadra;

· Melhoria do campo de futebol;

· Instalação de equipamentos para a acessibilidade, como o piso tátil

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC

Autor: jornalista Guilherme Jorgui/Edição Pilar Batista