A Prefeitura de Contagem promoveu, na terça-feira (26/8), a 5ª Plenária do Fórum Municipal do Sistema de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto. O encontro aconteceu no auditório da OAB Contagem e reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e convidados especiais.
A atividade, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, teve como objetivo fortalecer o diálogo intersetorial e qualificar o trabalho desenvolvido junto aos adolescentes e jovens atendidos em meio aberto, ampliando estratégias de proteção social e promoção de direitos.
Um dos momentos mais marcantes da plenária foi a palestra de João Carlos Pio de Souza, mestre em Educação, professor de História da rede estadual e superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Contagem. Ele trouxe reflexões sobre o tema “O racismo e os seus impactos na infância e na adolescência”, destacando os desafios e a importância de políticas públicas que enfrentem as desigualdades raciais desde cedo. Em seguida, o professor Pio dividiu os participantes em grupos para a realização de um jogo de tabuleiro que tinha o racismo como tema principal
“O racismo é uma ideologia construída histórica, social e politicamente, que gera um sentimento de superioridade mental, moral e humana, resultando em segregação, hierarquização, discriminação e até morte”, ressaltou Pio, após exibir alguns vídeos contra o racismo e alertar sobre a prática dessa violência.
Na sequência, Jubert de Oliveira Goulart, referência técnica da Diretoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, apresentou a Nota Técnica conjunta que está sendo elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar e pela Superintendência de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
“A ideia é que as pessoas que participaram deste Fórum saiam daqui, no mínimo, questionando o racismo praticado no dia a dia da sociedade atual”, encerrou o professor Pio.
O Fórum é um espaço fundamental para consolidar avanços e garantir que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade tenham seus direitos assegurados em Contagem.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!