Com a proposta de criar para a juventude contagense uma oportunidade para trocar experiências, dialogar e curtir apresentações culturais, a Estação Juventude realiza, na sexta-feira, 5 de maio, o #SEXTOUNAESTAÇÃO, das 17h às 20h30. O evento vai arrecadar livros para a biblioteca do espaço.
Durante todo o horário da ação, os livros levados pelos jovens poderão ser trocados por bolo no pote. Dois livros dão direito a um bolo no pote para as cinquenta primeiras pessoas que realizarem a doação. Cada pessoa terá direito a apenas uma troca pelo doce. O evento também contará com um carrinho de pipoca para o público presente.
Entre as atrações que vão agitar a programação estão apresentações de Break Dance, música, live paint (graffiti), batalha de rima, roda de conversa sobre relações identitárias, entre outras. O evento é aberto ao público jovem de Contagem.
A superintendente de Juventudes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Camilla Marques, ressaltou a importância da ação para o espaço recém-inaugurado. “Nós completamos um pouquinho mais de um mês de inauguração da Estação Juventude e tem sido um processo fantástico de oferta de oficinas para os jovens, mas também de ocupação espontânea dessa juventude. O Sextou na Estação marca um primeiro evento que vai reunir todas essas ofertas”, comentou.
Estação Juventude
Inserido no Programa JUV Contagem, a Estação Juventude é um espaço localizado na avenida João César de Oliveira, 174, no bairro JK, voltado integralmente para o atendimento de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Este é o maior investimento em políticas públicas destinado às juventudes na história do município, somando um montante de quase de R$ 2,5 milhões em recursos do tesouro. É o único equipamento dessa natureza em todo o Estado de Minas Gerais. O espaço foi construído e pensado a partir do diálogo com as juventudes da cidade e de visitas técnicas às experiências nos estados do Espírito Santo e Ceará.
O objetivo é oferecer um lugar acessível, coletivo e acolhedor para a realização de ações de convivência cidadã, atividades socioculturais e o fomento do protagonismo juvenil. As atividades desenvolvidas no equipamento serão pautadas pela promoção de direitos, autonomia e participação social e política juvenil, bem como na criatividade e diálogo.
O equipamento tem sala de danças e lutas; estúdio de gravação de músicas e estúdio de podcast; sala de computadores; salas de coworking, auditórios e espaços para apresentações culturais; salas multiuso para oficinas; equipe multiprofissional e atendimento psicossocial (psicólogo e assistente social).
Para utilizar os espaços da Estação Juventude, é preciso verificar a disponibilidade dos espaços ou ferramentas que deseja utilizar. Isso pode ser feito por meio de uma mensagem no Instagram, via direct.
A estação também oferece oficinas. Para participar o jovem deve acessar https://linktr.ee/maisdireitoshumanos escolher a opção: inscrição oficinas da Estação Juventude, preencher o formulário e selecionar a oficina da qual deseja participar.
Confira o dia, o horário e as oficinas ofertadas na Estação Juventude: