A Prefeitura lançou, recentemente, o Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (Pipa) para as escolas da rede municipal de educação. O Pipa reforça o compromisso diário da gestão municipal em trabalhar pela melhoria na qualidade do ensino e o desenvolvimento de crianças e estudantes.
O Pipa busca enfrentar, de forma estruturada, os principais desafios da educação básica, especialmente em relação à evasão escolar, à defasagem de aprendizagem e às desigualdades educacionais. Com foco em permanência, qualidade e equidade, o Pipa apresenta um conjunto de ações integradas que visam promover o sucesso escolar de todas as crianças e estudantes da rede pública.
Um dos principais desafios na educação brasileira é a alfabetização na idade certa, problema que o Pipa busca enfrentar, conforme destacou a prefeita Marília Campos.
“O foco da educação tem que ser a aprendizagem, ensinar a ler e escrever.
Por isso, o programa tem que ser assumido por todos, por nossa gestão e pelas escolas.
Todos acreditamos na escola pública inclusiva, democrática e participativa,
sendo essencial o envolvimento dos educadores”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
Alfabetização na idade certa
Na prática, o combate ao analfabetismo e o trabalho pela alfabetização na idade certa já está ocorrendo em Contagem. A Secretaria de Educação (Seduc) promoveu duas avaliações para medir o nível educacional de estudantes dos 2º, 5º e 9º ano.
Entre os dias 30 de junho e 11 de julho, em 19 escolas da rede municipal de educação, mais de 2.000 estudantes do 2º ano do ensino fundamental participaram das provas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), com testes de escrita, leitura, matemática e fluência em leitura.
Outra avaliação realizada envolveu aproximadamente 8.700 estudantes, do 5º e do 9º ano, das escolas da rede municipal que fizeram os simulados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de língua portuguesa e matemática, construídos pela Secretaria Estadual de Educação.
A partir do resultado das avaliações, a Seduc estabelecerá as estratégias para promover a alfabetização na idade certa, conforme explicou a subsecretária de Políticas da Educação Básica, Esther Barbosa.
“Estamos nos debruçando na análise dos resultados desenhando o esqueleto do reforço escolar, para ele começar em agosto.
Vamos cruzar as informações com os resultados do primeiro trimestre dos estudantes, em língua portuguesa e matemática,
cruzar com os estudantes que estão em distorção de idade/série, de pelo menos dois anos de escolaridade,
e aqueles reclassificados do ano passado, para definir qual é o público que vai para o reforço”.
Esther Barbosa, subsecretária de Políticas da Educação Básica,
Outras ações em prática
Além das avaliações, já está em andamento no Pipa o processo de formação dos professores, provendo ferramentas necessárias aos docentes para a melhoria da educação e o desempenho dos estudantes.
A Seduc tem promovido a Websérie ‘Desafios e Possibilidades na Educação Básica’, de forma online e disponível no canal próprio, no Youtube. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR!
Na série, que tem como objetivo abordar a educação considerando “um pé em Contagem e um pé no mundo”, conforme disse Esther Barbosa, levando sempre a experiência de quem está na rede municipal, no “chão da escola”, compartilhando experiências locais e realidades educativas pelo país.
Outras formações que serão realizadas nos próximos dias envolvem a realização de um simpósio de inclusão e uma formação de tutores de educação integral.
Pipa
O Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (Pipa) tem o objetivo de garantir que cada criança e estudante tenha a aprendizagem na idade certa, com condições reais de permanecer na escola, aprender com qualidade e desenvolver-se de maneira integral e inclusiva.
O Pipa é, portanto, uma política pública inovadora e sensível às múltiplas dimensões da educação, apostando na permanência com sentido, na aprendizagem com qualidade e no cuidado com cada pessoa da comunidade escolar, sendo um chamado à ação coletiva pela educação.