Mais uma formatura dos “Agentes de Proteção e Defesa Civil” foi realizada, desta vez na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, na região Industrial, na última semana. Apenas no Industrial, mais de 100 estudantes participaram do programa, encerraram as atividades desenvolvidas ao longo de oito meses, possível por meio de parceria entre as secretarias de Defesa Social (Seds) e Educação (Seduc) com o Corpo de Bombeiros. As atividades promoveram a certificação de mais de 800 alunos do 4º e 5º ano em todas as regiões da cidade.
O assessor de Gestão e Inovação da Administração Regional Industrial, Eduardo Gomes Moreira, destacou a importância dessa formação para o aprendizado desses alunos em certas situações:“O Programa Agente Mirim de Defesa Civil conscientiza alunos que vivem ou estudam em áreas de risco. As crianças aprendem sobre prevenção, ações emergenciais e como agir diante de sinais de perigo. A iniciativa fortalece liderança, cidadania e contribui para comunidades mais seguras”, destacou.

Antes da entrega dos certificados, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, José Rodrigues da Silva, comentou sobre a importância do projeto e o papel da formação dos alunos na construção de uma cultura de prevenção no município.
“O projeto Agente Mirim de Proteção e Defesa Civil integra
o planejamento da Subsecretaria para 2025 e,
após oito meses de capacitação, certificamos 800 crianças,
que receberam aulas práticas e teóricas para enfrentar
desafios das mudanças climáticas e dos riscos socioambientais”.
José Rodrigues, subsecretário de Defesa Civil
“Além de fortalecer a cultura de prevenção nas escolas, o projeto desenvolve responsabilidade, solidariedade, empatia e cidadania, contribuindo para uma Contagem mais segura e resiliente”, completou o subsecretário. Desta forma, o programa demonstra o interesse da Prefeitura de Contagem de fortalecer a cultura de prevenção nas escolas, incentivando os jovens e os tornando mais responsáveis, atentos e capazes de colaborar com a sua própria segurança e da comunidade.
Durante a solenidade de formatura foram distribuídos aos formandos uma cartilha em história em quadrinhos com noções básicas de Defesa Civil, jogo educativo sobre prevenção e situações de risco, colete personalizado do programa “Agente Mirim” e medalha de conclusão, representando o compromisso dos estudantes com a segurança e a cidadania.









