As administrações regionais são pontos que estão localizadas na cidade para melhor atender as necessidades dos cidadãos e serem portas de entrada para solicitações junto à Prefeitura.
Moradores podem registrar demandas relacionadas à iluminação pública, poda de árvores, limpeza de vias, manutenção de praças, vistoria de drenagem, fiscalização urbana e outras necessidades que impactam a rotina dos bairros.
No Riacho, por exemplo, a administração está localizada na rua Rio Solimões, 204. Lá, assim como nas outras sete, a preocupação é informar o cidadão sobre aquilo que ele procura, com agilidade e atendimento humanizado.
“A regional atua como uma subprefeitura de território.
Então qualquer serviço, dentro daquilo que podemos atender,
a regional orienta, toma providências resolutivas
ou encaminha para a Prefeitura, por meio de suas secretarias”
Isabella Filaretti, administradora regional Riacho
Ela ressaltou, ainda, que a regional é o serviço da prefeitura mais próximo da população: “A cidade é dividida em oito regionais, que são Riacho, Eldorado, Industrial, Vargem, Ressaca, Nacional, Petrolândia e Sede. Nesses locais há equipamento público, que funciona como a subprefeitura, que vai ajudar o morador da cidade, poupando tempo de procurar qual secretaria que, às vezes, é mais demorado do que se deslocar até nós, que estamos mais perto e preparados para atender as pessoas”.
Uma das frentes mais importantes da Regional Riacho é a articulação dos serviços de zeladoria. A unidade organiza, acompanha e monitora ações como: tapa-buraco e manutenção de vias, podas de árvores, capina, roçada e limpeza urbana, manutenção de bocas de lobo, galerias e redes de drenagem. O trabalho é realizado em parceria com equipes técnicas e operacionais da Prefeitura. As informações são repassadas aos órgãos responsáveis, que realizam as ações de campo.
Além dos serviços operacionais, as administrações regionais mantêm diálogo constante com lideranças locais, associações de moradores e comerciantes. Além disso, realiza contato direto com diretores de escolas e postos de saúde do território. Reuniões periódicas ajudam a identificar demandas, planejar ações e construir soluções conjuntas para os bairros.
Somente no Riacho, segundo a gerente de atendimento da regional, Mirtes Castro, são, em média, 250 atendimentos por mês, sendo a maioria para o CadÚnico, seguido por pedidos de serviços de zeladoria e atendimentos para informações no geral. Esses atendimentos variam de regional para regional.
A aposentada Marlene Mourão declarou que os serviços disponibilizados aos cidadãos são de extrema importância para os moradores. “Sempre que preciso de ajuda com alguma coisa acontecendo na minha rua, eu peço ajuda do pessoal da regional, para tapar um buraco, podar uma árvore ou até para me informar como manter meus documentos atualizados”, disse.
Para saber mais sobre as as administrações regionais de Contagem, clique aqui!









