Após o recesso de fim de ano, o Projeto “Escola de Futsal”, oferecido gratuitamente pela Prefeitura desde 2018, retoma suas atividades na segunda-feira (9/2). Realizada no Ginásio Poliesportivo Califórnia, a iniciativa é voltada para meninos e meninas de 6 a 18 anos e reafirma o compromisso do município do esporte como uma ferramenta de formação cidadã, inclusão social e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Com o retorno das aulas, o projeto também abre novas vagas para interessados em participar. As inscrições devem ser realizadas presencialmente, no próprio local dos treinos (av. Francisco Firmo de Matos, 3, bairro Eldorado).
Para iniciar o processo, os interessados devem comparecer no horário da turma desejada e participar de uma aula experimental. Após essa etapa, o responsável receberá a ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e entregue juntamente com cópias dos documentos de identidade do aluno e do responsável, além de comprovante de residência, para a efetivação da matrícula.
Para a secretária de Esportes e Lazer, Leidna Duarte, o projeto é um exemplo de política pública capaz de transformar realidades.
“O esporte tem um papel fundamental na formação das nossas crianças e adolescentes.
A Escola de Futsal oferece um ambiente seguro e educativo, onde os alunos desenvolvem
habilidades esportivas, mas, principalmente, aprendem valores que contribuem para a cidadania,
a convivência social e a construção de hábitos de vida saudáveis”.
Secretária de Esportes e Lazer, Leidna Duarte
Esse impacto positivo também se reflete na proposta pedagógica do projeto, que além do ensino dos fundamentos do futsal, utiliza a modalidade como uma ferramenta para o desenvolvimento integral dos participantes.
Ao longo das aulas, os alunos aprimoram aspectos técnicos e táticos, enquanto desenvolvem capacidades físicas, cognitivas, motoras e comportamentais. Nesse processo, o esporte se torna um espaço de formação, onde são fortalecidos valores como disciplina, respeito, responsabilidade e trabalho em equipe, aprendizados que se refletem tanto dentro quanto fora das quadras.
Na avaliação do coordenador do projeto, Luiz Maculan, essa abordagem amplia o alcance da Escola de Futsal e potencializa seus impactos para além da quadra.
“Buscamos fortalecer a cidadania e reduzir as vulnerabilidades no campo da saúde,
oferecendo um ambiente onde os jovens possam se desenvolver tanto física quanto socialmente.
O treinamento tem se mostrado eficaz na melhora do condicionamento dos participantes,
além de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem motora, preparando
os alunos para os desafios do dia a dia”.
Coordenador do projeto de futsal, Luiz Maculan
Confira, abaixo, os horários em que as atividades acontecem:
Segunda, terça e quinta
Sub-15 (12 a 15 anos): 8h30 às 9h30
Sub-11 (9 a 11 anos): 9h30 às 10h30
Sub-8 (6 a 8 anos): 10h30 às 11h30
Sub-8 (6 a 8 anos): 13h15 às 14h15
Sub-11 (9 a 11 anos): 14h15 às 15h15
Terça e quinta
Sub-15 (12 a 15 anos): 15h45 às 16h45
Sub-18 (15 a 18 anos): 16h45 às 17h45









