A participação popular tem sido fundamental para o planejamento e execução das ações da Prefeitura de Contagem na região Industrial. O diálogo com os moradores e a atuação dos conselhos regionais têm orientado a realização de obras e a implementação de políticas públicas mais eficientes, alinhadas às demandas do território e à melhoria da qualidade de vida da população. Um exemplo desse processo é a obra que está sendo realizada na rua Garcia Rodrigues, no Jardim Industrial, intervenção solicitada pelo Conselho Regional e construída a partir das demandas apresentadas pela comunidade, reforçando a importância da participação popular no direcionamento dos investimentos públicos.
A obra - uma muro de contenção, financiado pelo Banco do Brasil, no valor de R$ 715.000,00 - foi construída a partir das demandas apresentadas pela comunidade, evidenciando a importância da escuta ativa e da participação popular na direção dos investimentos públicos. O serviço vai melhorar de infraestrutura urbana, incluindo drenagem, contenção, acessibilidade, pavimentação e serviços complementares.

A Ordem de Serviço (OS) foi assinada em janeiro Foto: Luci Sallum/PMC
Segundo a administradora regional Industrial, Mara de Castro, o envolvimento da comunidade fortalece as intervenções realizadas no território.
"Governos democráticos, caso da atual gestão,
valorizam a participação popular e a escuta
das lideranças e conselheiros para conhecer
os problemas e a real necessidade
de quem vive nos territórios periféricos”.
Administradora Regional Industrial, Mara de Castro.
Mara disse, ainda, que “a gestão já se organiza e planeja as grandes obras e intervenções”. “Mas é na escuta apurada dos conselheiros que o governo consegue elaborar, mais acertadamente, as pequenas intervenções que vão promover melhorias, seguranças e benefícios diretos para territórios invisibilizados muitas vezes, como foi o caso da recém-iniciada obra de contenção da rua Garcia Rodrigues. Esse é um legado que vai ficar para a população, o que se torna uma política contínua de Estado", completou.
A Prefeitura de Contagem mantém o compromisso com vilas, favelas e bairros periféricos, investindo em obras e equipamentos públicos definidos a partir da escuta ativa da população, promovendo inclusão social, redução das desigualdades e fortalecimento da cidadania.









