As conversas e as risadas já diziam tudo: começaram as aulas dos alunos da funec! Na manhã dessa quinta-feira (5/2), os corredores estavam cheios de abraços e olhares curiosos, que marcaram a volta às aulas da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). O dia marcou um recomeço para cerca de 3.100 estudantes das dez unidades da instituição, entre eles, 1.100 novatos, que entraram pela primeira vez no universo do ensino médio e do ensino médio técnico integrado.
A Funec, fundada em 1973, chega a 2026 com mais de cinco décadas de história e como uma das principais formadoras de profissionais da cidade, e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A Fundação de Ensino de Contagem está presente em todas as regionais da cidade, oferecendo cursos técnicos como farmácia, análises clínicas e informática, além do ensino médio regular em unidades como Xangrilá, Ressaca, Petrolândia, Oitis, Nova Contagem, Industrial, Inconfidentes e Cruzeiro do Sul.
Para a presidenta da Funec, Renata Laureano, o novo ano começa apoiado no que foi construído em 2025.
“Não tem como falar de expectativas para 2026 sem falar da construção
realizada no ano passado. Iniciamos com mudanças que fortaleceram o ensino,
sempre buscando aproximar a realidade dos nossos alunos da realidade do mercado de trabalho”
Presidenta da Funec, Renata Laureano
Ela destacou a formação oferecida aos servidores no início do ano e reforçou que o objetivo é “colher frutos, plantar outros e continuar fazendo com que os estudantes da Funec sejam referência onde quer que estejam”.
No Centec, unidade onde os cursos de farmácia e análises clínicas são ofertados, Luciana Godoy Feitosa de Souza, professora da Funec desde 2016 e diretora desde 2025, recebeu os alunos com emoção e acolhimento. Ex-aluna da própria unidade, ela falou do orgulho de retornar em outro papel.
“A gente também chega ansiosa para conhecer os estudantes.
Começamos o ano já com uma grande conquista, que é o novo
auditório entregue pela Prefeitura, e com a esperança de que 2026
seja o melhor ano que já tivemos”.
Professora e diretora da Funec, Luciana Godoy Feitosa de Souza
Sobre os calouros que passam a estudar em tempo integral, a diretora afirmou que “o foco é o acolhimento e o acompanhamento pedagógico para lidar com as novas responsabilidades e expectativas”.
Entre os recém-chegados no ensino médio, estava Sofia de Paula, aluna do primeiro ano de farmácia. Vinda de uma escola municipal, ela admitiu o frio na barriga com a nova rotina. “Estou um pouco assustada porque muita coisa muda. Mas acredito que vai dar tudo certo. Estou aprendendo para realizar meu sonho que é ajudar as pessoas através da farmácia”.
O aluno de química, Pablo Menezes Braga, do segundo ano, contou que escolheu a área por acaso, mas se interessou no ambiente da escola. “Eu não ia fazer o técnico que faço, mas entrei e depois fui vendo tantas coisas bacanas, ano passado mesmo, tive uma experiência com ácidos e bases que mudavam de cor durante a prática, o que eu curti muito”, afirmou, esperando que esse momento se repita em 2026.
Para quem está no terceiro ano, o clima mistura expectativa e despedida. Nicole da Silva Alves Ferreira, 16, vê o fim do ciclo com gratidão. “Aqui a gente vira família. Vou sair com meu (curso) técnico e com uma visão melhor da vida adulta por causa do estágio, além de já estar preparada para o mercado de trabalho”. Já a sua amiga, Yasmin Miranda Sales Amorim, 17, compartilhou o sentimento. “Como formo no fim do ano, já bateu saudades. Mas durante as férias tive vontade de voltar aos laboratórios. A gente aprende muito, especialmente em microbiologia, e sai muito bem preparada”, falou.

Essa quinta-feira (5/2) marcou um recomeço para cerca de 3.100 estudantes das dez unidades da instituição Fotos: Selena Souza/PMC
As duas também destacaram eventos como o Interfunec, o sarau e peças de teatro como momentos que fortalecem o trabalho em equipe e o senso de liderança. “Quando a gente vê o resultado final, percebe o quanto crescemos juntos”, contou Yasmin.
Do lado de fora da escola, os responsáveis também viviam o retorno às aulas com expectativa. Brida Guimarães, dona de casa e mãe do aluno Bruno Miguel, do primeiro ano, contou que pesquisou bastante antes de escolher a Funec. “Moro longe, mas quis essa escola pelo alto índice de aprovação e pela qualidade do ensino gratuito. Se fosse particular, não caberia no meu orçamento”, afirmou. Segundo ela, o filho está feliz e animado.
O ano que começa também traz novidades importantes. Em 2025, a Funec atendeu 756 alunos pelo Pronatec. Já em 2026, serão 538, além de bolsas pelo Programa “Mulheres Mil”, ligado à nova repactuação do Pronatec. A instituição também celebrou conquistas recentes: um curta-metragem, produzido pelos alunos da unidade Cruzeiro do Sul, que foi selecionado no Festival de Cinema do Rio de Janeiro; premiações em olimpíadas de redação; e educação financeira e letras em São Paulo. A Funec tem, também, projetos como o “Além dos Muros” e a Mostra de Tecnologia do Riacho, que ajudam os alunos a enxergar Contagem e o mundo com outros olhos.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos









