Contagem segue avançando na construção de uma cidade cada vez mais inclusiva e acessível, por meio de políticas públicas que ampliam oportunidades e estimulam a participação da população. Nesse contexto, está aberto o período de rematrículas e de cadastro de novos alunos para as atividades do Projeto “Circuito Inclusão”. A iniciativa, que oferece aulas de skate e de iniciação esportiva, reafirma o compromisso do município com a promoção da inclusão social por meio do esporte.
Destinada a pessoas com ou sem deficiência, a partir dos seis anos de idade, a matrícula pode ser realizada de forma presencial nos núcleos do projeto distribuídos pela cidade ou de maneira virtual, clicando aqui. O processo visa a atualização dos dados dos participantes e a organização das turmas, garantindo a continuidade das atividades e a ampliação do atendimento ao longo deste ano.
Para quem optar pelo atendimento presencial, no núcleo da praça Tancredo Neves, onde são oferecidas aulas de skate, as rematrículas e o preenchimento de novas vagas seguem até o dia 25 de fevereiro, sempre às quartas-feiras, das 16h às 18h30. Já no núcleo do Parque Amendoeiras, o atendimento acontece aos sábados, até o dia 28 de fevereiro, das 8h30 às 11h, contemplando as modalidades de skate, atletismo, futebol e voleibol, ampliando as opções esportivas à comunidade. Todo o material necessário para as aulas será disponibilizado gratuitamente no próprio local das atividades.
Para efetivar o cadastro, é obrigatória a apresentação de cópias dos seguintes documentos: identidade do aluno e do responsável, comprovante de endereço, laudo médico com liberação para a prática de atividades físicas e declaração escolar para os alunos regularmente matriculados. Os alunos veteranos do “Circuito Inclusão" têm vaga garantida para 2026, sendo necessária apenas a atualização cadastral.
De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Leidna Duarte, ampliar o acesso ao esporte e fortalecê-lo no cotidiano da população é uma prioridade da gestão municipal. “Mais do que responder à demanda por inclusão, essa iniciativa reforça o nosso compromisso em democratizar as diversas oportunidades proporcionadas pelo esporte. Temos atuado de forma permanente para tornar a cidade cada vez mais acessível, assegurando o desenvolvimento de atletas e praticantes e consolidando o esporte como uma ferramenta de transformação social”, ressaltou.
Para a presidente do projeto, Débora Batista, mais do que promover atividade física, a iniciativa transforma realidades ao valorizar as diferenças e garantir o direito de todos à convivência e ao movimento. “Com acompanhamento profissional e estrutura adaptada, o projeto promove não só o esporte, mas a inclusão, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade. Aqui, o esporte é ferramenta de transformação e pertencimento. Todas as pessoas têm direito ao movimento e à convivência”, destacou.
O “Circuito Inclusão” é viabilizado por meio da Lei de Incentivo Federal, com patrocínio da Construtora Appia, ETS Equipamentos, Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames, além do apoio da Prefeitura de Contagem, fortalecendo as ações do município voltadas à inclusão, à convivência comunitária e ao acesso ao esporte como ferramenta de transformação social.









