Com o compromisso de promover uma gestão pública mais íntegra, transparente e eficiente, a Prefeitura de Contagem lançou a cartilha Boas Práticas de Integridade para o Terceiro Setor. O material foi desenvolvido pela equipe da , por meio da Controladoria-Geral do Município, com o objetivo de incentivar e auxiliar as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na construção e implantação de planos de integridade, dentro das respectivas instituições, com foco na utilização responsável de recursos financeiros, na boa governança e na transparência.
A cartilha mostra, de forma prática e acessível, como as OSCs podem estruturar os programas de integridade e adotar princípios de boa governança, que assegurem uma gestão mais ética, confiável e eficaz. Ao adotar essas práticas, as organizações fortalecem sua reputação, ampliam a eficácia dos projetos desenvolvidos e contribuem diretamente para o interesse público.
Segundo a controladora-geral do município, Nicolle Bleme, a iniciativa representa um avanço essencial na relação entre a Prefeitura e o Terceiro Setor. “É de extrema importância a ampliação das boas práticas de integridade para as entidades, que são nossas parceiras na execução de recursos e, principalmente, na implementação de políticas públicas das mais diversas áreas. Vale lembrar que essas práticas de integridade ajudam a qualificar a gestão das OSCs e, consequentemente, melhoram os serviços prestados”.
O lançamento da cartilha aconteceu no dia 10/7, no auditório da OAB Contagem, durante o Workshop da 7ª edição do Selo de Integridade de Contagem (SIC), programa que reconhece entidades públicas e privadas comprometidas com ética, transparência e responsabilidade institucional.
Concurso de Boas Práticas de Integridade
A Prefeitura de Contagem está com inscrições abertas para o Selo de Integridade de Contagem (SIC), iniciativa que credencia empresas para participarem do Concurso de Boas Práticas de Integridade. Criado em 2023, em parceria com a Comissão de Compliance e Governança Corporativa da OAB – Subseção Contagem, o concurso tem como objetivo valorizar ideias e projetos inovadores, estimulando a troca de experiências entre o setor público e o privado.
Para ter acesso a cartilha de boas práticas, clique aqui.