Na manhã desta quarta-feira (22/10), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados elegeu a prefeita Marília Campos como uma das vencedoras do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2025. A chefe do Executivo de Contagem foi agraciada na categoria “Governamental Municipal”, reconhecimento que vai ao encontro das medidas e ações realizadas pela Prefeitura de Contagem, que buscam uma gestão pública cada vez mais transparente e democrática.
O prêmio é uma honraria concedida anualmente à administração pública direta e indireta de qualquer um dos poderes, sejam eles da União, dos estados ou dos municípios, e também às pessoas ou grupos da sociedade civil cujos trabalhos ou ações são de importância significativa para a causa da transparência ou fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos no Brasil.
"Essa premiação é a representação de uma importante diretriz da nossa gestão em Contagem, que é governar com transparência. A transparência é um dever do poder público e um direito do cidadão", afirmou a prefeita Marília Campos.
Segundo a controladora-geral de Contagem, Nicolle Bleme, a conquista do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2025 representa para a cidade um marco de grande relevância, tanto no reconhecimento nacional da excelência da gestão quanto nos impactos práticos para qualidade e transparência dos serviços prestados aos cidadãos. “Esse reconhecimento público reforça a credibilidade da administração municipal de Contagem perante os cidadãos, setor produtivo, órgãos de controle e outras esferas de governo. A premiação também valoriza as diretrizes da prefeita e o trabalho dos servidores públicos, demonstrando que é possível realizar uma gestão comprometida com o interesse público e transparente”, ressaltou a controladora.
Gestão transparente
A Prefeitura de Contagem realiza diversas ações que priorizam a transparência na gestão do Executivo Municipal, entre essas medidas destacam-se a criação: do Decide Contagem, plataforma pela qual o cidadão pode interagir em diversos processos como a escolha democrática de conselhos municipais e a participação em conferências; e do Portal de Dados Abertos, espaço onde o cidadão pode encontrar dados oficiais do município, disponibilizados de forma aberta, acessível e gratuita. Outro grande exemplo de uma gestão pública mais transparente é o “Aqui tem remédio”, plataforma premiada internacionalmente que facilita a vida do morador da cidade na busca por determinados medicamentos.
As medidas que priorizam a gestão pública transparente do município credenciaram Contagem como a única cidade mineira a integrar a Open Government Partnership, iniciativa idealizada por lideranças governamentais e da sociedade civil que busca valorizar e semear as boas práticas de governo aberto em escala global. A iniciativa tem por objetivo aproximar a administração pública da população, incentivando a colaboração e a cocriação de políticas públicas, além de melhorar os serviços prestados.
A entrega do prêmio será realizada em sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 9 de dezembro.