Com o objetivo de garantir uma cidade mais limpa, segura e saudável, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realizou uma operação de limpeza de talude, próximo ao Beco Graciliano Ramos, localizado entre a Vila Boa Vista e o Parque São João. A intervenção durou sete dias e resultou na retirada de mais de 44 toneladas de resíduos diversos, o equivalente a 27 caminhões carregados com entulhos, lixo domiciliar e móveis inservíveis.
Essa foi a segunda limpeza realizada no local neste ano. A anterior ocorreu em fevereiro, reforçando o compromisso da gestão com a manutenção e o bem-estar da população. A ação foi complexa devido às características do terreno, muito íngreme, considerado área de risco. Para garantir a segurança dos trabalhadores e a efetividade do serviço, técnicas especializadas como o uso de rapel foram adotadas pela equipe de limpeza urbana.
A superintendente de Limpeza Urbana, Nilma Souza, destacou sobre a gravidade e os riscos que o descarte feito de forma errada pode gerar para toda a comunidade, especialmente em uma área já reconhecida como de risco geológico. “O descarte irregular nesse talude é recorrente e representa um grande risco geológico, podendo ocasionar desmoronamentos e deslizamentos, além de atrair vetores transmissores de doenças. Mesmo com coleta porta a porta três vezes por semana, ecopontos e caçambas disponíveis, ainda encontramos lixo onde ele não deveria estar. Isso compromete o meio ambiente, a saúde pública e a segurança da comunidade”, destacou.
A administradora regional do Eldorado, Renata Lima, também acompanhou de perto a intervenção e reforçou a importância da conscientização. “Infelizmente, toneladas de lixo foram descartadas de forma irregular, colocando em risco a vida das pessoas que residem no entorno e, ainda, dos agentes, que fazem esse trabalho de limpeza com muita coragem. Essa operação é mais uma prova do compromisso da atual gestão em cuidar da cidade, mas é essencial que a população colabore”.
Além da limpeza, a ação contou com uma etapa de mobilização social, conduzida pela equipe do “Contagem Mais Limpa”, que percorreu as casas próximo ao talude, orientando moradores sobre os dias corretos da coleta - na região, ocorre segundas, quartas e sextas-feiras -, os pontos de descarte adequados e os riscos envolvidos quando o lixo é jogado em locais irregulares.
“Cuidar da nossa cidade começa com pequenas atitudes. Estamos aqui falando com os moradores, entregando material educativo e reforçando que esse lixo precisa ser descartado nos dias corretos da coleta. A Prefeitura oferece os serviços, mas a população também precisa fazer a sua parte”, explicou a mobilizadora da equipe de Saneamento e Serviços Urbanos, Ana Flávia.
A moradora do Parque São João, Thelma de Souza destacou o impacto da limpeza e pede mais consciência coletiva: “Vamos jogar o lixo só nos dias que o caminhão passa, para não ter problema de saúde e nem risco de desabamento. Isso afeta todos nós”.
Monitoramento constante
A superintendente de Limpeza Urbana, Nilma Souza, afirmou que a área continuará sendo monitorada pelas equipes técnicas, e que ações de limpeza devem ocorrer periodicamente. Há o reforço, ainda, que “além do trabalho da administração pública, a limpeza depende também da colaboração dos moradores, que devem utilizar corretamente os serviços já disponíveis, como a coleta regular, os ecopontos e as caçambas comunitárias”.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos