Com foco na prevenção de alagamentos e na manutenção da infraestrutura urbana na cidade, a Prefeitura tem trabalhado todo o dia para que obras e intervenções sejam feitas a fim de combater problemas futuros relativos às chuvas. Exemplo disso é a execução de um amplo conjunto de ações voltadas à limpeza e recuperação do sistema de drenagem da cidade. De janeiro a agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio da Subsecretaria de Manutenção e Infraestrutura, realizou mais de 12 mil intervenções em dispositivos de captação de águas pluviais em todas as regiões de Contagem.
“O trabalho, de caráter preventivo e corretivo, tem como objetivo garantir o funcionamento adequado das redes de drenagem antes do período chuvoso. As equipes têm atuado na limpeza de bocas de lobo, caixas coletoras, poços de visita e galerias pluviais, além da reposição de grelhas, quadros e espelhos danificados pelo tempo ou por vandalismo”, destacou a secretária de Serviços Urbanos, Renata Gomes.
Entre janeiro e agosto, foram executadas 10.797 limpezas de bocas de lobo, 990 reposições de grelhas, 204 limpezas de caixas coletoras e galerias e 220 reposições de poços de visita e estruturas complementares. As ações se estenderam por toda a cidade, com destaque para as regionais Eldorado (2.511 limpezas de bocas de lobo), Industrial (1.488) e Petrolândia (1.329), que são áreas com grande volume de circulação e, consequentemente, maior demanda de manutenção.
Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos tem intensificado as ações de coleta de lixo e com atenção especial ao descarte irregular de entulhos. A Subsecretaria de Limpeza Urbana recolhe, aproximadamente, 1.300 toneladas de resíduos por mês em mais de 90 pontos de descarte irregular na cidade. O trabalho conta com duas retroescavadeiras e oito caminhões, que fazem remoções manuais e mecanizadas em toda a cidade. Foram realizadas, ainda, a limpeza de 66 córregos.
Ao longo do ano, a SMSU realiza, também, campanhas educativas, sobretudo nas áreas de maior risco de alagamentos e inundações. Nos últimos seis meses, foram efetuadas 9.390 ações de conscientização e fiscalização.
“Os moradores recebem orientações de como acondicionar e descartar seus resíduos, além de informações sobre o serviço de coleta domiciliar. As campanhas educativas são fundamentais para conscientizar a população de sua importância na manutenção da limpeza. É preciso que as pessoas entendam que jogar lixo nas vias e em córregos traz grandes transtornos para a cidade, como o entupimento de bocas de lobo, galerias pluviais e enchentes”, alertou Renata.
Ela ressaltou ainda que o cidadão pode colaborar para diminuir os impactos causados pela chuva, destinando o lixo de forma adequada. “Para os resíduos domiciliares, basta o cidadão realizar o acondicionamento correto e observar os dias e horários do serviço. Para o descarte dos recicláveis, como papel, metal, plástico isopor e vidro, a sugestão é aderir ao serviço de coleta seletiva. Já para o entulho, poda ou outros resíduos volumosos, existem os 28 Ecopontos instalados pela cidade”, reiterou.
“A manutenção preventiva é essencial para enfrentar o período de chuvas intensas de forma mais segura. Por isso, as equipes permanecem em campo diariamente, garantindo que o sistema de drenagem funcione com eficiência e que a cidade esteja preparada para eventuais tempestades”, disse Renata Gomes. “Acreditamos que com ações sistemáticas e investimentos constantes, Contagem tem reafirmado e avançado em seu compromisso com a segurança urbana e a qualidade de vida dos moradores, cuidando da infraestrutura e prevenindo os impactos típicos do período chuvoso”, completou.