01 ABR 2024
AGENDA CULTURAL
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Abril Azul: Contagem se mobiliza pela inclusão e respeito às pessoas com autismo

Em abril, Contagem vai se colorir de azul para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que neste ano tem como tema "Que a inclusão vire rotina em todo lugar". Para marcar a data, a Prefeitura realizará atividades, a fim de promover a consciência coletiva sobre a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em todos os espaços e momentos da vida cotidiana.

Para reforçar o compromisso da administração com a inclusão e conscientizar a população, no dia 2 de abril, a partir das 19h, o prédio da sede do Executivo Municipal, será todo iluminado com a cor azul, em acordo com a lei municipal nº 4508, de 19 de março de 2012. A ação contará com a apresentação da cantora Thais Moreira e a leitura de uma Carta Aberta, realizada por Bernard Henrique, 10, que tem TEA.

No dia 7 de abril, às 8h30, a Carreata Azul da conscientização sairá da praça da Jabuticaba e seguirá pela João César de Oliveira, com destino ao parque Ecológico Eldorado (na rua das Paineiras, 753 - Eldorado), onde ocorrerá uma programação variada, aberta à população. Estão previstas atividades com musicoterapeutas, tendas de serviços do Cras, OAB, Amais+, Espaço Dudu Fashion, além de brincadeiras e lazer para crianças.

A superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Dandara Matchelly, reforçou a importância de ações como essas para promover igualdade e respeito no município. “Essas ações são essenciais para promover a compreensão, aceitação e inclusão das pessoas com TEA, pois contribui para criar um ambiente inclusivo, onde a diversidade é valorizada, permitindo que todos alcancem seu potencial máximo”.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, para levar informação sobre TEA, conscientizar a população e diminuir o preconceito que as pessoas com TEA sofrem. É comemorado mundialmente, no dia 2 de abril.

Programação:

• 2/4/2024: iluminação em azul da sede da Prefeitura de Contagem

Horário: a partir das 19h

Local: praça Presidente Tancredo Neves, 200 -  Camilo Alves - Contagem

• 7/4/2024: Carreata Azul da Conscientização e lazer no parque Ecológico do Eldorado

Horário da concentração: às 8h30

Local de partida: praça da Jabuticaba (av. Prefeito Gil Diniz, no Nossa Senhora do Carmo)

Autor: Wendell Rafael / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo