21 ABR 2024
AÇÃO SOCIAL
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
REGIONAL RIACHO
Segunda edição do Circuito Esportivo Mano Down leva centenas de pessoas ao parque Fernão Dias
Foto: Luci Sallum/PMC

O parque Fernão Dias, no Riacho, recebeu, no último sábado (20/4), a II edição do Circuito Esportivo Mano Down, evento que promove a socialização entre as pessoas com Síndrome de Down e/ou outras deficiências por meio de práticas esportivas e culturais. A ação, que tem apoio do governo federal, aconteceu em parceria entre a Prefeitura de Contagem e o Instituto Mano Down.

Além das atividades físicas, quem compareceu usufruiu do atendimento de vários serviços públicos. Na tenda do Sine, por exemplo, diversas ofertas para recolocação profissional, assim como o atendimento do Centro de Referência do Empreendedor de Contagem, que contou com esclarecimentos sobre as vantagens para formalização de microempreendedores e dicas estratégicas para o fortalecimento dos negócios.

A Secretaria Municipal de Saúde também marcou presença, com atendimento nutricional, enfermagem, fisioterapêutico e dicas de combate à proliferação dos mosquitos da dengue. Uma tenda para adoção de cachorros também foi organizada pela Superintendência de Zoonoses.

Já a criançada pôde se divertir no Espaço Kids, com toda uma programação de atividades especialmente desenvolvida a elas. A trilha sonora da ação inclusiva ficou por conta do Dudu do Cavaco, maestro Daniel Viana e o samba do grupo Minerô.

Crianças, jovens e suas famílias puderam usufruir de um dia de inclusão, com muitas atividades ao ar livre no parque Fernão Dias.        Fotos: Luci Sallum/PMC

Morador de Belo Horizonte, Denílson Martins trouxe toda sua família para participar. “Eu gostei muito do evento. Minha filha entrou para o projeto no ano passado e, desde então, a interação dela melhorou bastante. Assim, toda ação promovida pelo Instituto Mano Down buscamos participar. Foi ótimo”, relatou.

Já Marisa Alves, mãe da pequena Mariana, se encantou com o espaço do parque. “Estou muito feliz de estar nesse lugar lindo. Eu amei o evento. Foi tudo muito bem organizado, as crianças se divertiram muito, também as famílias”, disse ela.

Diretor do Instituto Mano Down, João Vitor Souza ressaltou que "o evento ficou mais do que bom, com o aproveitamento da estrutura do parque, que foi recentemente revitalizado". "É uma proposta muito boa. Sempre que há esse tipo de evento é uma oportunidade para que as pessoas venham, conheçam, interajam, e possam, ainda, usufruir de um ambiente tão agradável e inclusivo", comentou.

O diretor de parques da Secretaria de Meio Ambiente de Contagem, Rafael Mendes, comemorou o resultado. “É mais uma importante parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o próprio Instituto Mano Down. O parque tem muito potencial, tem sediado importantes eventos e, nessa segunda edição, mais um sucesso, com inclusão e diversão", falou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, destacou a importância da ação de inclusão, por meio do esporte e que "é muito importante que as empresas, usando dos benefícios de incentivo, apoiem projetos como esse". Para ele, "projetos como o Mano Down demonstram a importância do esporte e da cultura para a inclusão e a promoção de uma sociedade em que todos tenham oportunidades”.

Parque Fernão Dias

O parque Fernão Dias foi reaberto em 2021 e conta, atualmente, com diversos ambientes para piquenique, trilhas, pista de bicicross, velódromo, parquinho infantil e quadras para esportes variados. Além disso, recentemente algumas reformas em pisos, plantio de gramas e instalação de uma tenda, melhoraram ainda mais o local, muito visitado por moradores e visitantes de Contagem.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. Fot'ógrafa: Luci Sallum/PMC

Autor: jornalista Guilherme Jorgui / Edição: João Cavalcanti