As aulas da primeira turma do curso de Libras tiveram início na terça-feira (7/5). O curso está sendo ministrado por professores formados em letras, libras e/ou pedagogia, de forma gratuita, com previsão de término em 12 meses. Promovido pela Associação dos Surdos, por meio do Termo de Fomento 009/2024 e em parceria com a Prefeitura de Contagem, o curso conta com quatro turmas e tem como expectativa qualificar cerca de 70 contagenses.
O curso de libras está entre as políticas públicas do município voltadas para a promoção da inclusão, do respeito e da diversidade por meio da compreensão da língua de sinais. Além disso, visa promover a disseminação da língua brasileira de sinais e proporcionar comunicação mais efetiva entre os surdos e ouvintes. Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, quanto mais pessoas tiverem domínio da língua brasileira de sinais, “maiores serão as chances de vivermos em uma sociedade que inclui pessoas surdas, que garantem o direito humano da livre comunicação”, salientou.
No curso, os alunos terão acesso ao material didático, palestras e aulas de qualidade, gratuitamente. “Ao todo serão 180 horas ministradas. Ficamos felizes em possibilitar este curso a tantas pessoas, ainda que básico. O objetivo é que essa ação cresça e possa atingir outros moradores no próximo ano”, disse o coordenador geral da Associação dos Surdos, Dener Oliveira Vasconcelos.
De acordo com uma das alunas, Edijane Rodrigues, 46, é possível perceber como todos da Associação demonstram interesse em oferecer um curso de qualidade. “Estou com imensa expectativa e com o desejo que o projeto continue com o módulo intermediário e que seja ampliado para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade”.
Palestra “Lei de libras e sua importância para a comunidade surda”
Na sábado (27/4), a Associação dos Surdos realizou uma palestra para dezenas de pessoas sobre a lei de libras e sua relevância para a comunidade surda, na Estação JUV, bairro Eldorado. O encontro sensibilizou o público sobre as questões enfrentadas pela comunidade surda e enfatizou que a lei não é somente a de reconhecer a língua de sinais em aspectos legais.
A lei é, também, uma forma de amplificar as vozes da comunidade surda ao garantir seus direitos linguísticos. A palestra serviu de inspiração em realizar ações para defender e promover a implementação efetiva da lei, fortalecendo assim a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos.
Associação dos Surdos de Contagem - ASC Endereço: R. Riso do Prado, 198 - Eldorado, Contagem.
Telefone: 2565-0782 / 99263-9286 (WhatsApp)