25 ABR 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
FORMAÇÃO
TRABALHO E RENDA
Jovens de Contagem participam de capacitações voltadas ao mercado de trabalho e ao primeiro emprego
Foto: Adelcio Ramos/PMC
Atividades, realizadas na Estação JUV, marcaram o Dia Internacional do Jovem Trabalhador e serviram para orientar os jovens sobre o mercado de trabalho

As juventudes de Contagem celebraram, nesta quarta-feira (24/4), o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. O evento, realizado na na Estação Juventude (JUV) e organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, reuniu jovens de 15 a 29 anos da cidade, em uma série de atividades voltadas à capacitação e inserção no mercado de trabalho.

A data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e visa destacar a importância de oportunidades para jovens profissionais. Segundo o art. 14 do estatuto, “o jovem tem direito à profissionalização, ao trabalho e à renda, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, adequadamente remunerado e com proteção social”.

A superintendente de Políticas para as Juventudes, Camila Marques, destacou que é a primeira vez que a data é comemorada no município. “Celebrar o dia de hoje é um marco para a juventude da cidade, por todos os investimentos que têm sido feitos nas políticas de juventudes, especialmente quando se fala na inserção dos jovens e adolescentes na aprendizagem e no primeiro emprego, porque nós preparamos esses jovens para o mercado de trabalho”.

A programação do evento contou com oficinas práticas, palestras e orientação para vagas de emprego. A oficina "Mundo do Trabalho", conduzida pela psicóloga Amanda Ferreira do Sine Contagem, abordou temas como elaboração de currículo e postura em entrevistas.

Jovens puderam saber mais sobre o mercado de trabalho, por meio de oficinas e palestras, além de se cadastrarem no Sine para tentar o primeiro emprego - Fotos: Adelcio Ramos/PMC

“Hoje, o jovem vai sair daqui com orientações de como montar um currículo, como se comportar numa entrevista de emprego, além de conhecer quais são os desafios para conseguir o primeiro emprego e entender melhor o que a gente pode fazer para enriquecer o currículo”, ressaltou Amanda Ferreira.

Lucas Diego, 14, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprendizado. "A oficina foi útil para mim e acredito que também para os outros jovens que querem começar a trabalhar, principalmente porque, com essa idade, não sabemos como nos portar ou até mesmo como fazer um currículo”.

Morador do Riacho, Gustavo Gomes, 18, nunca teve uma experiência profissional e ficou animado com a possibilidade de conseguir o primeiro emprego, com o balcão de vagas do Sine. “Eu acho muito bacana ter essa iniciativa de reunir jovens que nunca tiveram experiência no mercado de trabalho e cadastrá-los. Fazer o cadastro aqui me anima muito, por saber que meu perfil vai ser direcionado para a vaga que combina mais comigo, espero que dê certo!”.

Além da oficina ‘Mundo do Trabalho’ e da palestra ‘Movimente suas vendas com Marketing Digital’ com a Amanda Assis, o evento também incluiu workshops práticos, como o de ‘Fotografia com Celular’, ministrado por Joice Marques; e a palestra ‘Mundo da Música: Desafios dos Jovens Empreendedores’, com o DJ Blackoof.

Balcão de vagas do Sine

O balcão do Sine esteve presente na ação e ofertou vagas de emprego para jovens maiores de 18 anos, além de cadastrar jovens menores de idade para futuras oportunidades. Foram ofertadas várias vagas em diversas áreas, nas mais de 20 empresas cadastradas. Os jovens que fizeram o cadastro serão notificados por WhatsApp ou e-mail sobre as entrevistas de acordo com as vagas compatíveis com seus perfis.

O evento foi realizado pela Superintendência de Políticas para as Juventudes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e o Sine Contagem.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC

Autor: Wendell Rafael / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo