No próximo dia 29 de março, Sexta-feira da Paixão, a partir das 18h30, o Espaço Popular receberá mais uma edição da encenação da Paixão de Cristo, espetáculo teatral a céu aberto que retrata a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A iniciativa acontece há mais de 40 anos e é uma realização do Grupo Gonçalante de Teatro, com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público.
A peça é considerada um dos maiores teatros de rua da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e o maior de Contagem, tendo recebido em torno de 8.000 pessoas na última edição. Ao todo, cerca de cem profissionais, todos voluntários, estão envolvidos na produção do show, contando artistas profissionais e amadores, produção e equipe técnica.
“A cada ano que passa, o grupo vai ficando mais maduro, com novas ideias e perspectivas. A sede de pesquisa alimenta-nos cada dia mais a fazer um trabalho com qualidade e profissionalismo, embora o grupo seja na sua grande maioria formado por artistas amadores de Contagem. Para este ano, nossas expectativas são as melhores possíveis, haja vista, algumas novidades no roteiro e novo cenário, nos impulsionam a imaginar um trabalho ainda mais rico que os outros anos”, destacou o produtor do espetáculo, Arnaldo Rodrigues.
A encenação da Paixão de Cristo em Contagem tem projetado o nome da cidade de forma muito positiva. Em quatro décadas de história, o espetáculo já atraiu milhares de espectadores, sejam eles contagenses ou turistas oriundo de cidades vizinhas. Além de ser um movimento religioso, a encenação é um importante evento para a valorização da cultura produzida na cidade.
O secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, afirmou que “valorizar a realização desse espetáculo, o maior teatro a céu aberto da região metropolitana, é valorizar a cultura e a arte produzida em Contagem. São mais de 40 anos proporcionando teatro gratuito, em praça pública, para toda a população. A Secretaria Municipal de Cultura fica muito satisfeita em poder apoiar um evento tão importante para o nosso município”.
Histórico do Teatro da Paixão de Cristo
Segundo a tradição oral da Igreja São Gonçalo, no ano de 1983, por meio de um convite do então pároco, padre José Geraldo Sobreira, um grupo de paroquianos realizou uma encenação da Paixão de Cristo. O local escolhido para a apresentação foi o espaço que ficava logo ao lado da Igreja Matriz, que a partir de 1985 passou a ser chamado de Espaço Popular. Em 2001, o Grupo de Teatro Gonçalante assumiu a produção e realização do espetáculo, que passou a ter nova estrutura, dinamismo e interação com o público.
Serviço
Encenação da Paixão de Cristo
Data: 29 de março - Sexta-feira da Paixão
Horário: a partir das 18h30