No último sábado (26/7), o Parque Sapucaias I, na região Petrolândia, ganhou cores e alegria com a realização da 2ª edição do Festival de Pipas de Contagem. A atividade foi promovida pela Guarda Civil, em parceria com a Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (ConParq), administração regional Petrolândia e o Samu, e reuniu dezenas de famílias. O evento teve como objetivo a educação preventiva e o lazer.
O festival faz parte de uma campanha que, ao longo do mês julho, realizou palestras nas escolas da rede municipal para alertar sobre os riscos dessa prática, que pode ser até mesmo perigosa. No sábado, às crianças e adultos participaram de diversas brincadeiras e atividades educativas. As pipas foram distribuídas, todas confeccionadas sem o uso de materiais cortantes, como cerol ou linha chilena.
A secretária municipal de Defesa Civil, Viviane França, destacou a importância da prevenção como parte da política de segurança do município.
“A prevenção é um dos pilares da política de segurança em Contagem.
O Festival de Pipas faz parte dessa estratégia: unimos educação e conscientização para salvar vidas.
Depois das palestras nas escolas e das ações com crianças e jovens,
conseguimos reduzir significativamente as apreensões de linhas com cerol.
É o resultado de um trabalho que aposta na informação e no cuidado".
Viviane França, secretária de Defesa Social
A iniciativa também é resultado do trabalho da Patrulha Escolar da Guarda Civil. A gerente de Proteção Escolar, Renata Nunes, reforçou o cuidado com que a ação foi planejada. “É um trabalho que a Patrulha tem feito com muito carinho. Foram realizadas diversas palestras conscientizando as crianças sobre a prática da brincadeira segura”, disse.
A moradora do entorno, Liliana de Assis, levou o filho para comemorar o aniversário durante o evento. “É extremamente valiosa essa iniciativa da Prefeitura, por meio da Guarda Civil, de trazer eventos como este ao Parque Sapucaias. Hoje foi aniversário do meu filho, trouxe ele aqui para participar. Ele se divertiu demais! Brincou, soltou pipa e recebeu orientações importantes sobre os perigos da linha chilena e do cerol. Foi um dia inesquecível para nós”, contou.
Quem também curtiu o festival foi Bernardo Oliveira, de 7 anos, que esteve lá com a sua avó. “Foi muito legal! Eu soltei pipa com meus amigos e ganhei uma que não machuca ninguém. Também aprendi que cerol é perigoso e pode machucar de verdade. Vou sempre brincar do jeito certo!”, contou.