Foto Adelcio Ramos/PMC
Cerca de 3.000 mulheres de todas as idades participaram da atividade, nas modalidades de caminhada de 2K e corrida 5K e 10K

Ocorreu neste domingo (10/03), na avenida João César de Oliveira, a 3ª Corrida "Contagem por Todas". Assim como nos anos anteriores, o evento trouxe como foco o protagonismo e a importância da mulher na sociedade. Cerca de 3 mil inscritos lotaram a pista para se exercitar com o incentivo à prática esportiva e promoção à saúde.

As pessoas que passaram pela avenida João César de Oliveira tiveram a oportunidade de dançar ao som contagiante da Dj Paula Vilarino e aproveitar as tendas dinâmicas que ofereceram serviços de Aferição de Pressão Arterial (P.A.); orientações sobre a dengue; acompanhamento com nutricionistas; cortes de cabelo feminino e design  de sobrancelhas e também massagem Quick.

Logo antes de dar a partida aos adeptos, a Prefeita de Contagem, Marília Campos, deu a tônica da mensagem para o evento. Ela destacou a importância das mulheres cada vez mais terem protagonismo na sociedade e que a corrida é mais um ato político favorável a elas. “Eu sempre vejo que as mulheres da minha geração utilizam de uma frase que “lugar de mulher é onde ela quiser” e eu quero sugerir uma outra frase com que possamos complementar essa: “lugar de mulher é onde ela precisa estar”. Nós precisamos estar na política, nos postos de trabalho, nas profissões que foram reservadas, entre aspas, para os homens. E cada vez precisamos estar nos espaços para garantir a igualdade e que de fato ela exista”, enfatizou.

Neste ano, além do formato on-line e presencial para inscrição, foi disponibilizado também ao Espaço Bem-Me-Quero, cerca de 50 vagas. No ato da inscrição foi necessário escolher em qual modalidade participar: corrida de 5km ou 10km e caminhada de 2km.
Assim como nos anos anteriores, para retirar o kit da corrida - composto de camiseta, cartão com o número de inscrição e alguns mimos doados por empresas parceiras do evento -  as inscritas precisaram doar um kit de higiene pessoal, composto por xampu e condicionador ou desodorante, sabonete e pasta de dente. Os itens arrecadados serão doados a instituições sociais parceiras da Prefeitura.

Igualdade
Na opinião da superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Lopes, o evento tem se tornado cada vez mais grandioso e a mensagem também tem sido direta na finalidade de reforçar um compromisso do atual governo com a pauta das mulheres e a luta por igualdade e equidade de direitos. “Esperamos que no futuro nós tenhamos mais mulheres e meninas participando desse grande movimento de protagonismo para as mulheres e Contagem. Queremos cada vez mais a valorização de políticas públicas para as mulheres. Não é só uma corrida, é muito mais, é o momento de potência dentro do mês de março e que a luta não acabou”, explicou.
A 3ª Corrida "Contagem por Todas" é uma compreensão social permanente que a pauta das mulheres e a luta por equidade é compromisso de todos e todas. “O evento além de trazer uma mensagem importante que nós mulheres existimos, merecemos respeito e valorização, também contribuiu para cuidarmos dos nossos corpos e mentes por meio dos serviços que o poder público tem a oferecer”, comentou a participante e engenheira civil, Amanda Gonçalves Brito.
A lojista Madalena Oliveira Santos, acompanhada de sua filha Edilaine Oliveira, que acordou bem cedo, e logo de cara, aproveitou para passar nas tendas à disposição dos competidores para fazer uma massagem antes da corrida de 5km em que ambas iam participar, reforçou que a cidade tem promovido esse tipo de evento e que cada vez mais tem sido adepta da corrida e caminhada quando participa. “Eu vejo com bons olhos esse tipo de competição. Não sou profissional da área, mas sou uma entusiasta e sou favorável que tenhamos cada vez mais eventos gratuitos como esse”, disse.
Ao final do evento foram conhecidos os vencedores do primeiro ao terceiro lugar, somente para o público feminino, dos percursos de 5km e 10km. Todos os participantes levaram para casa uma medalha de recordação. As campeãs ganharam um troféu conforme a posição no pódio.

Veja abaixo a lista das vencedores  da 3ª Corrida "Contagem por Todas"

5 KM -
1ª Raiane da Silva

2ª Ana Silva Fraga