10 ABR 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
REGIONAL RIACHO
TRANSFORMAR CONTAGEM
Mais inclusão: parque Fernão Dias recebe a II etapa do Circuito Esportivo Mano Down, sábado (20/4)
Evento, gratuito, promove a socialização entre as pessoas com Síndrome de Down, ou com outras deficiências, por meio de práticas esportivas. As 400 primeiras inscrições receberão um kit, que é composto por uma sacola ecológica, um squeeze e uma camisa

Uma festa de inclusão e cidadania está programada para sábado (20/4), durante  a II edição do Circuito Esportivo Mano Down, que acontecerá no parque Fernão Dias, das 10h às 14h. O evento promove a socialização entre as pessoas com Síndrome de Down, ou com outras deficiências, por meio de práticas esportivas, é realizado por uma entidade com o mesmo nome, a Mano Down, e conta com o apoio da Prefeitura de Contagem e do Governo Federal.

Além das atividades físicas, também serão oferecidos atendimentos de serviços públicos, apresentações artísticas e musicais, entre outros atrativos para toda a família, com opções voltadas para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, um Espaço Kids, com atividades voltadas para as crianças e uma tenda para adoção de cachorros, organizada pela Superintendência de Zoonoses, também estarão no local.

Haverá, ainda, um local onde a equipe do Sine estará presente, orientando as pessoas para consultas de oportunidades de trabalho; outro para que empreendedores tirem dúvidas e informações sobre formalização, contando com a ajuda da equipe do Centro de Referência do Empreendedor de Contagem; e funcionários do Procon Contagem, que levará serviços às pessoas. Tudo isso será possível pela presença das equipes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos e Cidadania e Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.

O público que estiver presente também poderá receber o atendimento nutricional, de enfermagem, e fisioterapêutico. O secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela destacou que “o Mano Down é uma atividade de extrema relevância, que reforça os avanços da participação e interação das pessoas com deficiência, sendo, portanto, uma oportunidade riquíssima”.

E o melhor: o Circuito Mano Down é totalmente gratuito e qualquer pessoa pode participar. As 400 primeiras inscrições receberão um kit, que é composto por uma sacola ecológica, um squeeze e uma camisa. Para solicitar o kit basta se inscrever AQUI. A retirada será feita no dia do evento.

O Instituto Mano Down

O Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que tem como propósito trocar a exclusão por oportunidades, por meio do desenvolvimento de potencialidades de pessoas com e sem deficiência, e de inovações sociais com o foco na inclusão.

Ele foi idealizado e criado por Leonardo Gontijo e nasceu do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com Síndrome de Down e para criar oportunidades para que elas possam ser reconhecidas por suas capacidades.

O instituto nasce do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o músico Eduardo Gontijo – também conhecido como Dudu do Cavaco – que tem síndrome de Down.

O trabalho do Instituto contempla todas as fases de vida – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. A jornada de desenvolvimento inclui o acolhimento das famílias, assistência social, intervenção precoce de saúde, educação inclusiva, vivências culturais e esportivas para crianças, oficinas de artes e esportes para jovens e adultos, inclusão no mercado de trabalho, incentivo ao empreendedorismo e envelhecimento saudável.

Circuito Esportivo Mano Down

Local: parque Fernão Dias

Endereço: rua Rio Comprido, nº 4.655, Riacho

Data: 20 de abril (sábado)