As eleições do Conselho Regional das microrregiões da região Riacho foram concluídas na última semana, após uma série de encontros realizados em escolas municipais distribuídas pelo território. Ao todo, sete plenárias foram promovidas, contabilizando 6.464 votos.
O Conselho Regional é formado por representantes da população escolhidos por voto direto, com participação aberta aos moradores da região. Durante o processo, os eleitores puderam escolher um candidato para cada segmento representativo: juventude, idosos, mulheres, empresários, comerciantes, sociedade civil organizada e microrregião.
“Agradecemos aos eleitores que estiveram presentes e fizeram
a participação popular acontecer nos últimos anos. O conselho
é muito importante, além de ser consultivo, também é deliberativo
e é assim que a população tem voz no nosso governo, trazendo
opinião sobre o que pode ser melhorado na nossa cidade”.
Isabella Filaretti, administradora da Regional Riacho
Durante o pleito, sete microrregiões participaram. Foram elas: Durval, Flamengo e Jardim Riacho; Riacho das Pedras; Novo Riacho; Conjunto Habitacional Lempp, Inconfidentes e Vera Cruz; Conjunto Habitacional Tijolinho e Jardim Califórnia; Monte Castelo, Columbia e Riacho III; e vilas Frigo Diniz, Santo Antônio, São Vicente e Samag.
O Riacho foi a região com maior participação popular. Ao todo foram 1.228 participantes, entre eleitores e candidatos, sendo a microrregião 2 com o maior número: 481. Letícia da Penha foi a conselheira mais votada da cidade, com 267 votos.
“O conselho é um espaço democrático, de participação de vários
segmentos da sociedade. Por meio dele vamos ajudar o governo
a melhorar a vida da população da nossa cidade. Tenho ótimas
expectativas, pois acredito na participação popular, e que durante
esse mandato possamos ajudar nas decisões que cabe a
sociedade civil e que às vezes ficam sem ser lembrados”,
Letícia da Penha, conselheira eleita e a mais votada de Contagem
Ela ressaltou, ainda, que quando se candidatou não esperava ser a candidata mais votada da cidade. “Na verdade, queria apenas ajudar a nossa região e a cidade, pois há muitos anos ocupei espaço institucional, seja como vereadora ou em cargo no Executivo. Quero agradecer a todos que depositaram sua confiança em mim. Vamos juntos contribuir para uma Contagem democrática, solidária e inclusiva” completou ela.
A Cerimônia de Posse dos conselheiros eleitos acontecerá no dia 15 de dezembro, conforme a plataforma Decide Contagem. Local e horário serão anunciados em breve, por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Contagem. Foram eleitos 826 conselheiros, divididos nas oito regiões da cidade.
O processo eleitoral reforça a importância da participação popular na escolha de representantes que atuarão diretamente no acompanhamento de políticas públicas e demandas comunitárias.









