20 OUT 2023
SAÚDE
Coordenadores da Unifenas visitam Hospital de Contagem e estreitam relações com a cidade
Foto: Fábio Silva/PMC

O Hospital Municipal de Contagem recebeu, nessa quarta-feira (18/10), a visita de coordenadores da Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas, para possível parceria com o órgão público. O interesse da instituição de educação se deve à Contagem ser referência em várias áreas, como a de maternidade de alto risco e pronto socorro pediátrico. A prefeita Marília Campos e representantes da área da saúde falaram sobre os serviços ofertados à população e apresentaram as dependências do local.

“É sempre bom receber pessoas comprometidas com o ensino superior de qualidade. Nosso hospital municipal está de portas abertas para a troca de experiências e para parcerias que possam ajudar no avanço das políticas públicas da saúde em nossa cidade”, afirmou Marília.

Durante o encontro, o diretor geral do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA) Contagem, Eduardo Penna, explicou sobre a organização e os atendimentos do complexo hospital. Entre os assuntos estava a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera; posto de coleta de leite humano; Programa “Doulas e Mãe Contagense”; e atenção à mulher com cirurgias de ginecologia e mama. “Em 2022, realizamos mais de quatro mil partos, quase 11 mil internações por mês e aproximadamente 60 mil atendimentos no pronto socorro pediátrico”, ressaltou Penna.

Outro tema abordado foi sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com a superintendente de Urgência, Emergência e Gestão Hospitalar, Vívian Carlech, em 2021, o serviço tornou-se regionalizado. “Atualmente contamos com 12 ambulâncias para o Samu, além de uma equipe aeromédica que atua em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, em um helicóptero. Ainda temos 25 veículos para transporte em saúde, sendo dez destas ambulâncias”, explicou.

O coordenador e professor do curso de medicina, José Peixoto, junto à coordenadora do curso de pedagogia, Maria Cristina, ficou satisfeito com a visita. “Temos mais de 1.400 estudantes de medicina na nossa Universidade. O estágio em um local de qualidade faz toda a diferença no período de aprendizagem e complementa o processo de formação de um bom profissional no mercado de trabalho”, afirmou.

CONFIRA, AQUI, a galeria de fotos. Fotógrafo: Fábio Silva

Autor: Jornalista Raquel Lopes / Edição: João Cavalcanti