Não há dúvidas que a alegria é um fator que contribui para o tratamento e recuperação de pessoas de todas as idades. Mas quando se trata de crianças, isso ganha ainda mais força. Esse é um dos objetivos que motivam a tradicional distribuição de brinquedos e a festa em comemoração ao Dia das Crianças, realizadas para os pequenos que estão em tratamento no Centro Materno Infantil (CMI) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Contagem. As ações ocorreram na sexta-feira e sábado (11 e 12/10).
Ao todo, considerando as quatro unidades, foram aproximadamente 200 crianças contempladas com a distribuição de brinquedos, uma ação solidária que ocorre há 21 anos no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e há três anos nas UPAs. Os brinquedos que fazem a alegria da criançada são fruto de uma campanha de arrecadação, realizada pelo setor de humanização do CHC, com a colaboração e o apoio de profissionais dos demais setores.
O mascote da Guarda Municipal de Contagem (GMC) auxiliou a distribuição de brinquedos para as crianças em tratamento - Fotos: Ronnie Von/PMC
Esse gesto solidário faz bem para as crianças que recebem os presentes, ao mesmo tempo em que aquece o coração de quem entrega. “A minha experiência é muito positiva, pois é visível a reação das crianças ao receberem um brinquedo durante a hospitalização, em especial na semana da criança. Já presenciei muitas cenas emocionantes de crianças sorrindo com os olhos, de reações comoventes e marcantes”, afirmou a responsável pelo setor de humanização, Rejane Luzia.
“O olhar e o sorriso de cada criança me fazem querer fazer sempre e cada vez melhor este trabalho que faço com muito amor. É gratificante embrulhar cada brinquedo com a sensação de que vamos contribuir com a recuperação da saúde e promover momentos de descontração e alegria para nossas crianças pacientes”, explicou Rejane Luzia.
Dia da Criança no CMI
Outro momento de muita alegria e emoção, em comemoração ao Dia das Crianças no Centro Materno Infantil, aconteceu no sábado (12/10), com a realização de uma festinha especial para os pequenos. Idealizado pela técnica de enfermagem Gláucia Valentim Nunes, o evento também conta com a doação e colaboração dos colegas.
Bolo, frutas e guloseimas, liberadas pelas equipes médica e nutricional do hospital, e as brincadeiras do grupo de palhaços
fizeram a alegria das crianças internadas no CMI - Fotos: equipe CHC/CMI
“Eu peço doações para todos os colaboradores e compro as comidas e bebidas que servimos para as crianças. Conto com o apoio da pediatra de plantão para sinalizar sobre crianças com dieta restrita, para não atrapalhar o tratamento. A gente enfeita toda a pediatria, colocamos músicas e deixamos que as crianças comam e brinquem o período todo”, explicou a técnica de enfermagem.
A solidariedade é a marca de quem quer fazer algo por quem precisa, da melhor forma possível, com os recursos que tem. “Nem sempre tenho brinquedos para doar para as crianças nesse dia, mas vou com o que consigo e é isso: um dia feliz para todas as crianças, para os acompanhantes delas e também funcionários que vivenciam esse momento”, concluiu Gláucia Valentim Nunes.
Confira a galeria de fotos, clicando aqui.