07 OUT 2024
SAÚDE
Hospital Municipal recebe certificado pela qualidade no atendimento aos casos de AVC

O Hospital Municipal de Contagem (HMC) recebeu o certificado de qualidade no atendimento aos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) pela Iniciativa Angels, premiação não promocional, fruto da parceria entre a farmacêutica B’oehringer Ingelheim (uma das principais do mundo), a European Stroke Organization e a Sociedade Brasileira de AVC. O objetivo do projeto é apoiar as instituições e os profissionais de saúde no desenvolvimento ou melhoria das estruturas para o atendimento do AVC. O certificado foi entregue no dia 30 de agosto, data da comemoração dos 21 anos do HMC.

Certificado foi entregue durante as comemorações dos 21 anos do HMC - Fotos: Newton de Castro Resende/PMC

O Hospital Municipal foi convidado a participar da Iniciativa Angels por seus indicadores positivos, que atingiram níveis internacionais e por ser uma referência no município e região no atendimento a casos de AVC, o que rendeu a certificação nível ouro. “É uma alegria muito grande receber esse título, pois nós sabemos bem todo o trabalho que vem sendo feito nos últimos anos para elevar o nível do atendimento no HMC, oferecendo sempre o melhor para a população”, comemorou a superintendente do HMC, Olivia Bonfim.

Entre todos os indicadores avaliados, o que mais impactou positivamente sobre a atuação do HMC foi o chamado “porta-agulha”, que indica o período entre o momento no qual o paciente chega para ser atendido (porta), passa pelo diagnóstico e inicia o tratamento mais indicado (agulha). No protocolo de AVC, as diretrizes internacionais recomendam que esse tempo seja de no máximo 60 minutos, sendo aconselhado que se mantenha abaixo de 45 minutos. O HMC atua com um porta-agulha que fica entre 15 e 20 minutos.

A Unidade de AVC foi agraciada com a certificação ouro e,
segundo a Iniciativa Angels, pode chegar ao diamante - Foto: Newton de Castro Resende/PMC

De acordo com a consultora da Iniciativa Angels no Brasil, Nathalia Aleme, o potencial do HMC é para alcançar o certificado diamante, que é o mais alto nível, o que pode acontecer ainda esse ano. “Além disso, o município de Contagem poderá receber também o título de Cidade Angels, ou seja, comprometida com a linha de cuidados do AVC. Para isso, precisamos envolver o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Contagem e também as escolas, nas quais as crianças serão capacitadas para o reconhecimento dos sintomas de AVC, o que já está sendo feito”, explicou.

Mais do que apenas um título, a classificação junto à consultoria do projeto contribui para a elaboração de um fluxo mais assertivo de atendimento aos pacientes com AVC. “Isso impacta positivamente na melhoria dos cuidados, na implementação e aprimoramento das práticas de gestão e auxilia na ampliação do conhecimento, por meio de treinamentos para colaboradores administrativos e profissionais que atuam diretamente no atendimento aos pacientes com AVC”, afirmou a diretora Assistencial do HMC, Renata Graziela Soares.

Unidade de AVC

Em Contagem, a Unidade de AVC do Hospital Municipal tem se destacado na luta contra essa condição de saúde crítica. Desde sua inauguração, em novembro de 2022, a unidade já atendeu quase mil pacientes e apresenta excelentes resultados. A eficácia no atendimento também surpreende: dos 316 pacientes acolhidos entre janeiro e julho de 2024, 187 tiveram alta para o domicílio direto da Unidade de AVC (59%), sem ser necessária a transferência para outros setores e diminuindo o tempo de internação.

O AVC é uma das principais causas de mortalidade e incapacidade em todo o mundo, com mais de cem mil casos por ano no Brasil. Sueli Baeta acompanhou a sogra com AVC no Hospital de Contagem e contou como foi. “O tempo, desde o momento que chamamos a ambulância até o atendimento no hospital, foi de apenas meia hora, o que é um tempo recorde para tratamento do AVC. Ela estava com 86 anos e ficou 15 dias internada. Perdeu um pouco de mobilidade na perna direita, mas recuperou com fisioterapia. Hoje, com 88 anos, faz crochê, caminhada e leva uma vida, dentro do possível, normal”, comemorou.

Iniciativa Angels no mundo

A iniciativa Angels Awards já está presente em mais de cem países e certificou mais de mil hospitais em todo o mundo. Ao todo, 407 hospitais, em 37 países, receberam o prêmio no 2º trimestre deste ano, sendo 50 deles no Brasil, entre instituições públicas e privadas. Em Minas Gerais, quatro entidades receberam título, entre eles o Hospital Municipal de Contagem.

Iniciativa Angels Awards está presente em mais de cem países - Foto: Newton de Castro Resende

Para o diretor geral do SSA Contagem, Eduardo Penna, a conquista dessa certificação vem coroar os resultados de um trabalho sério e que envolve muitos profissionais. “É a premiação do esforço conjunto em prol da vida das pessoas acometidas por AVC, que conta com capacitação constante e melhoria contínua dos processos, com foco na redução do tempo entre a chegada do paciente ao hospital e o tratamento. Quanto menor esse intervalo, maiores as chances de que o paciente se recupere mais rápido, com menos sequelas”, concluiu.

Autor: jornalista Etienne Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo