10 OUT 2024
AÇÃO SOCIAL
SAÚDE
Dia das Crianças no CMI e UPAs: solidariedade que promove a alegria nesta sexta e sábado (11 e 12/10)
Foto: divulgação/ SSA Contagem
Distribuição de brinquedos faz a festa das crianças em tratamento no Centro Materno Infantil e UPAs Ressaca, Industrial e Vargem das Flores

A alegria é um fator que contribui para o tratamento e recuperação de pessoas de todas as idades, disso não há dúvidas. Quando se trata de crianças, isso ganha ainda mais força. Esse é um dos objetivos da tradicional distribuição de brinquedos para as crianças em tratamento no Centro Materno Infantil (CMI) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Contagem, que será realizada na próxima sexta-feira (11/10), véspera do Dia das Crianças, com início às 13h.

Ao todo, considerando as quatro unidades, são aproximadamente 200 crianças contempladas, uma ação solidária que ocorre há 21 anos no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e há 3 anos nas UPAs. Os brinquedos que fazem a alegria da criançada é fruto de uma campanha de arrecadação, realizada pelo setor de humanização do CHC, com a colaboração e o apoio de profissionais dos demais setores.

Esse gesto solidário faz bem para as crianças que recebem os presentes, ao mesmo tempo em que aquece o coração de quem entrega. “A minha experiência é muito positiva, pois é visível a reação das crianças ao receberem um brinquedo durante a hospitalização, em especial na semana da criança. Já presenciei muitas cenas emocionantes de crianças sorrindo com os olhos, de reações comoventes e marcantes”, afirmou a responsável pelo setor de humanização, Rejane Luzia.

“O olhar e o sorriso de cada criança me fazem querer fazer sempre e cada vez melhor este trabalho que faço com muito amor. É gratificante embrulhar cada brinquedo com a sensação de que vamos contribuir com a recuperação da saúde e promover momentos de descontração e alegria para nossas crianças pacientes”, explicou Rejane Luzia.

Dia da Criança no CMI

Outro momento de muita alegria e emoção, em comemoração ao Dia das Crianças no Centro Materno Infantil, ocorre no sábado (12/10), das 10h até 16h30, com a realização de uma festinha especial para os pequenos. Idealizado pela técnica de enfermagem Gláucia Valentim Nunes, o evento também conta com a doação e colaboração dos colegas.

“Eu peço doações para todos os colaboradores e compro as comidas e bebidas que servimos para as crianças. Conto com o apoio da pediatra de plantão para sinalizar sobre crianças com dieta restrita, para não atrapalhar o tratamento.  A gente enfeita toda a pediatria, colocamos músicas e deixamos que as crianças comam e brinquem o período todo”, explicou a técnica de enfermagem.

A solidariedade é a marca de quem quer fazer algo por quem precisa, da melhor forma possível, com os recursos que tem. “Nem sempre consigo sozinha os brinquedos para doar para as crianças nesse dia, mas vou com o que consigo e é isso: um dia feliz para todas as crianças, para os acompanhantes delas e também funcionários que vivenciam esse momento”, concluiu Gláucia Valentim Nunes.

Distribuição de brinquedos no Centro Materno Infantil e UPAs de Contagem

Data: sexta-feira (11/10)

Locais:

• Centro Materno Infantil - Av. João César de Oliveira, 4495 – B. Novo Eldorado, Contagem
  • UPA Industrial - Av. Maria da Glória, 491 – B. Amazonas, Contagem
  • UPA Ressaca - Praça 21 de Abril – B. Guanabara, Contagem
  • UPA Vargem das Flores - Av. Retiro dos Imigrantes, 80 – B. Retiro, Contagem

Dia das Crianças no Centro Materno Infantil

Data: sábado (12/10)

Horário: das 10h às 16h30

Local: Centro Materno Infantil - Av. João César de Oliveira, 4495 – B. Novo Eldorado, Contagem

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição Carol Cunha