10 OUT 2024
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Atletas de Contagem brilham no Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Ginástica de Trampolim
Foto: divulgação/Equipe de Ginástica de Trampolim de Contagem

A equipe do projeto de Ginástica de Trampolim de Contagem continua a escrever uma história de sucesso no cenário esportivo, tanto nacional quanto internacional. Nas últimas semanas, os atletas participaram de duas das competições mais prestigiadas do calendário da modalidade: o Campeonato Brasileiro por Idades e o Campeonato Sul-Americano. Ambos os torneios foram realizados entre o final de setembro e o início de outubro.

Com um desempenho de destaque, a equipe trouxe para a cidade um total de 57 medalhas, incluindo 31 de ouro, 14 de prata e 12 de bronze. Os resultados não apenas destacam o talento individual dos ginastas, mas também solidificam ainda mais a posição de Contagem como um verdadeiro polo de excelência na Ginástica de Trampolim, refletindo a qualidade do trabalho realizado no município.

Para a secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, o desempenho da equipe em ambas competições foi motivo de celebração. “Os resultados obtidos demonstram o talento e a dedicação de todos os envolvidos. É gratificante ver nossos atletas brilhando em competições tão importantes e colocando nossa cidade em destaque no cenário esportivo, inclusive internacional. Seguiremos apoiando e investindo no esporte, pois acreditamos no seu potencial transformador”, disse.

No Campeonato Brasileiro, realizado entre os dias 3 e 5 de outubro no Clube Atlético Paulistano, a equipe obteve um total de 40 medalhas para Contagem (20 de ouro, 11 de prata e nove de bronze). Na categoria pré-infantil feminino, a ginasta Nicole Soares ficou com o primeiro lugar no Trampolim Individual (TRI), seguida por Jéssica Darque e Ana Beatriz Queiroz, que completaram o pódio. Ana Beatriz também se destacou ao conquistar a medalha de bronze no duplo mini (DMT) e ao subir ao pódio no trampolim sincronizado (TRS) junto com Nicole.

A categoria juvenil feminino também trouxe grandes resultados para Contagem, com Gabriela Rodrigues conquistando o primeiro lugar no TRI e no TRS, ao lado de Eduarda Vicente. No adulto feminino, Luara Rezende conquistou o ouro no TRI, seguida por Maria Luiza Marcante e Clara Vasconcelos. As três, juntamente com Julia Rocha, também foram campeãs por equipes no trampolim sincronizado. No adulto masculino, os irmãos Wallace e Vinícius Celestino dominaram as provas de TRI e TRS, garantindo mais dois ouros para Contagem.

A equipe de Ginástica de Trampolim de Contagem tem se firmado como um polo de talentos no país   Foto: divulgação/Equipe de Ginástica de Trampolim de Contagem

Campeonato Sul-Americano

Além do ótimo desempenho no Campeonato Brasileiro, a equipe de Contagem também foi dominante no Campeonato Sul-Americano, realizado em Barranquilla, na Colômbia, entre os dias 23 e 30 de setembro. Na ocasião, os atletas contagenses conquistaram 17 medalhas, sendo 11 de ouro, três de prata e três de bronze, competindo tanto nas categorias de clubes quanto pela Seleção Brasileira.

Wallace Celestino foi um dos grandes nomes da equipe no Sul-Americano, com três medalhas de ouro, incluindo o título pela equipe de clubes e dois ouros pela Seleção Brasileira, na categoria Sênior. Gabriela Cordeiro também sobressaiu, conquistando duas medalhas de ouro, uma pela equipe da cidade e outra pela Seleção Brasileira, na categoria Júnior.

Com três medalhas de ouro no peito, Wallace Celestino refletiu sobre sua estratégia durante a competição. "O foco não estava nas medalhas, mas em acertar a execução das séries, mantendo a mente leve para realizar o que vinha treinando", explicou o atleta. Wallace destacou, ainda, que a busca pela perfeição nos movimentos foi sua prioridade, e o resultado veio de forma natural, fruto de meses de dedicação.

A coordenadora do projeto, Cristina Trópia, celebrou os resultados alcançados pela equipe nas duas competições e, segundo ela, as conquistas reforçam o sucesso do projeto e a dedicação de todos os envolvidos. “Tudo foi incrível. A equipe de trampolim de Contagem se sobressaiu nos dois eventos, e esses resultados nos mostram que estamos no caminho certo. É muito trabalho e dedicação, e o reconhecimento nos motiva a trabalhar mais e mais”, afirmou.

O projeto

A Prefeitura, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), oferece aulas gratuitas de Ginástica de Trampolim para mais de mil jovens e crianças em toda a cidade. O projeto não apenas fomenta a prática esportiva, mas também promove o desenvolvimento pessoal e valores fundamentais como saúde, trabalho em equipe, dedicação, compromisso e coragem.

Atualmente, as atividades ocorrem em seis núcleos diferentes: Ginásio Poliesportivo Tropical, Educarte Lucas Braga, Escola Municipal Lígia Guimarães, CSU Eldorado e nos CEUs das Artes do Ressaca e de Nova Contagem. Além disso, o projeto recebe apoio da Belgo Bekaert Arames/ArcelorMittal por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Confira, abaixo os resultados dos atletas de Contagem no Campeonato Sul-Americano de Ginástica de Trampolim:

11/12 anos

Vinicius Celestino - 2º lugar no Trampolim Individual

Deyvisson Goncalves - 3º lugar no Duplo-mini Trampolim

Disputa por equipes masculina e feminina -  Campeões

Confira, abaixo, os resultados dos atletas de Contagem no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim:

Pré-Infantil Feminino

Nicole Soares - 1º lugar

Jéssica Darque - 2º lugar

Ana Beatriz Queiroz - 3º lugar

Ana Beatriz Queiroz - 3º lugar

Ana Beatriz / Nicole Soares - 3º lugar