15 SET 2023
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
SERVIÇO
Ações de inclusão marcam as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência em Contagem

Sempre atenta às ações que garantam uma cidade inclusiva para todos sem qualquer tipo de discriminação, a Prefeitura de Contagem promove a “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência”, entre os dias 17 e 23 de setembro. A iniciativa integra o calendário oficial do município e marca o Dia da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

Este ano, o tema da semana será “Avançando na Inclusão: Fortalecendo Políticas Públicas” e tem por objetivo refletir sobre as barreiras que se configuram como entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa com deficiência na sociedade.

A programação conta com palestras, sessão de cinema, audiência pública, ações de empregabilidade e garantia de direitos para as pessoas com deficiência. Para encerrar a semana será realizado o 1° Desfile Inclusivo de Contagem.

As atividades serão realizadas em conjunto pelas secretarias de Direitos Humanos e Cidadania; Educação; Saúde; Cultura; Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar; além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Confira a programação:

Dia 17/9 - domingo – 8h às 11h - Abertura da Semana da Pessoa com deficiência / Praça Inclusiva

Local: praça do Sol – av. Severino Ballesteros – Ressaca

Atividade: ações culturais e recreativas para pessoas com deficiência - capoeira da Escola Antônio Carlos Lemos, coral das mães da Associação Eldorado de Apoio à Vida, atividades esportivas da Associação Mineira de Paradesporto, brinquedos inclusivos da Associação Circuito Inclusão.

Dia 18/9 - segunda-feira – 14h às 16h (evento fechado)

Atividade: Cine Clube Inclusão com o filme Crisálida - sessão adaptada e debate com usuários dos Cras e Creas.

Após a exibição gratuita do filme será realizado um debate em torno da temática envolvida, de forma a estimular o hábito de apreciar obras cinematográficas e artefatos culturais, que podem educar e gerar reflexões importantes.

Local: Faculdade Una - Sala de Metodologias Ativas - av. Maria da Glória Rocha, 175, Bitácula

Dia 19/9 - terça-feira – 14h às 17h - Inclusão em foco – celebrando o atendimento educacional especializado

Haverá apresentação do curso de EAD “Educação sem fronteiras”, organizado pelo Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais), e apresentações culturais como de dança inclusiva, percussão, canto coral, entre outras. O evento frisa a importância da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em consolidar a inclusão escolar de estudantes com deficiência, ampliando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para todas as escolas do município.

Local: Escola Vereador Jesú Milton – rua Francisco Rodrigues Pereira, 361 – Industrial

Dia 20/09 – quarta-feira

8h às 16h - Dia da Empregabilidade da Pessoa com deficiência

Será uma prestação de serviço com oferta de vagas de emprego para pessoas com deficiência, disponibilizadas por meio do Sine Contagem, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar. Essa ação fortalece a inserção desse público no mercado de trabalho.

Local: Sine Contagem – rua Coronel João Camargos, 56 – Centro

19h - Audiência Pública “Desafios da Inclusão das Pessoas com Deficiência e a garantia das Políticas Públicas”

Local: Câmara Municipal de Contagem - praça São Gonçalo, 18 – Centro

Dia 21/9 - quinta-feira – 18h (evento fechado a um público específico) - Contagem pelo Autismo – O Direito à vaga de estacionamento azul

Ação de inauguração de vaga para estacionamento exclusivo para pessoas com autismo, em celebração ao Dia Municipal pela Inclusão Social da Pessoa com Deficiência.

Local: Itaú Power Shopping – av. General David Sarnoff, 5160

Dia 22/9 - sexta-feira – 19h - Central de Libras e SUS Contagem: mais acessibilidade no atendimento ao usuário.

Apresentação da Central de Libras; exibição de filme institucional sobre do material de divulgação da Central que ficará nos equipamentos de saúde; e o teatro da peça “Recebi um Paciente Surdo e ai?”, com acessibilidade em Libras.

Local: Associação dos Surdos – rua Riso do Prado, 198 – Eldorado.

Dia 23/9 – sábado – 15h às 18h - 1º Desfile Inclusivo de Contagem - Projeto “Cultura Inclusiva”

Local: Big Shopping - av. João César de Oliveira, 1275 - Eldorado

A expectativa é receber um grande público para prestigiar o desfile de mais de 80 pessoas com deficiência, de todas as idades. As atividades artísticas, como o I Desfile Inclusivo de Contagem, são instrumentos que favorecem a inclusão social e promovem a aprendizagem, permitem o crescimento pessoal, a inclusão social, além de construir um projeto de vida, reconstrói a autonomia e favorece a autoestima.

Autor: Isabela Melo e Raquel Lopes / Edição e revisão: Ana Paula figueiredo