26 AGO 2023
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Mutirão da Mulher promovido pela Prefeitura de Contagem encerra com chave de ouro o Agosto Lilás
Fotos Newton Castro Resende

A  Campanha Agosto Lilás, que aborda políticas públicas sobre a violência contra a mulher, desenvolvida pela Prefeitura de Contagem durante todo o mês de agosto, teve seu ápice neste sábado (26/8), com o Mutirão da Mulher, promovido pelo "Prefeitura Aqui", localizado no Shopping Contagem, em parceria com as secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Desenvolvimento Social. O evento aconteceu no estacionamento G3, das 10h às 16h e a expectativa era receber cerca de 400 mulheres, que geralmente ficam sem tempo durante a semana para buscar a orientação que necessitam devido ao trabalho, filhos e família.

"Encerrar o Agosto Lilás foi uma honra para o Prefeitura Aqui, junto com o Espaço Bem-Me-Quero! O Prefeitura Aqui, que está localizado no Shopping Contagem, quando procurado pela Superintendência de Polícias para Mulheres de Contagem, prontamente atendeu à solicitação de organização do Mutirão da Mulher. Trata-se da missão do Prefeitura Aqui, que é levar e garantir o acesso da população de Contagem aos mais diversos serviços e ações sociais do município", disse Renato Villaça, gestor do Prefeitura Aqui e um dos principais articuladores do evento, que aconteceu em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.

Entre os serviços oferecidos no mutirão estavam o  atendimento da Copasa, Cadastro Único (Cadúnico), Cartão Ótimo, Procon Delas, OAB Contagem, Polícia Civil, Receita Municipal, Funec, Senac, Senai, entre outros. As mulheres também tiveram  à disposição equipes da Delegacia Especialiada  de Atendimento à Mulher (Deam); Ouvidoria Municipal; Patrulha da Mulher; Polícia Militar, Fica Vivo e Conselho Tutelar.

A Prefeitura ainda ofertou no local os serviços do Sine, com vagas de emprego, vagas para  Menor Aprendiz e cadastro para cursos de qualificação profissional por meio do Centro Público de Economia Solidária (Ecosol), No mutirão as mulheres puderam cadastrar o currículo no sistema e participar das pré-seleções para processos de recrutamento, recebendo as cartas de encaminhamento pelo WhatsApp ou e-mail.

"Para o Sine Contagem atuar junto com o Espaço Bem-Me-Quero no empoderamento de mulheres é sempre uma imensa satisfação! Oferecer às jovens meninas oportunidades de trabalho é a melhor forma de garantir seu futuro e independência", destacou a superintendente do Sine Contagem, Alessandra Lopes.

“Momentos como esse são importantes porque muitas vezes durante a semana não temos condição de ir em busca de um serviço ou mesmo buscar nossos direitos. A Prefeitura está de parabéns por promover uma ação como essa”, comentou a vendedora Patrícia Reis Lopes, 45 anos, moradora do bairro Arpoador,  que ficou sabendo do mutirão pelo instagram do centro de compras.

“Achei uma ação excelente. A maioria das mulheres mães trabalham o dia inteiro,  chegam em casa tarde e não têm tempo. Durante o final de semana temos mais tempo”, destacou a analista de Recursos Humanos, Alana Maxwell de Almeida, 33 anos, mãe de dois meninos, moradora do bairro Cabral.

De acordo com o secretário municipal, Marcelo Lino, a  ação visa ampliar o conhecimento sobre a rede de proteção e contribuir para o fortalecimento dessas políticas voltadas para a mulher. ”Também queremos divulgar o Espaço Bem-Me-Quero, mantido pela prefeitura como uma importante política para o governo”, disse.

Além de orientar, o mutirão ainda traz um leque  diversificado de serviços. “Nosso objetivo aqui é ofertar ações e serviços em um único dia para atender as mulheres que não podem comparecer a esses espaços durante a semana. Neste dia, elas terão essa oportunidade”, completou Lino.

Quem passou pelo mutirão também pode participar de um aulão de hitbox e curtir a música da cantora Ana Laura e a apresentação da Banda da Guarda Civil de Contagem.

O balanço geral das ações promovidas durante o Agosto Lilás será divulgado ao longo da semana.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos:

Autor: Repórter Jefferson Lorentz / Edição Pilar Batista