Um ditado muito conhecido diz que: “Nada se perde, tudo se transforma”. É com essa máxima na cabeça que dezenas de pessoas compareceram neste sábado (26/8) à 5º edição da Feira de Troca Sustentável, na Tenda Cultural do Parque Fernão Dias, das 9h às 15h. Uma oportunidade de catira imperdível para quem quer desapegar do que já não usa mais e conhecer novas peças, objetos, a preços incríveis. A feira é mais uma atração das celebrações do aniversário de 112 anos de Contagem, promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.
Quem passou pelo local encontrou itens do vestuário feminino, masculino e infantil, bem como acessórios, sapatos, bolsas, cintos, livros, CDs, objetos de decoração, esportivos e brinquedos. Itens variados para todas as idades. Os produtos foram recolhidos antecipadamente, separados por categoria e ganharam uma tag, onde pode se ler: Reuse, recicle, repense e reaproveite.
Todos os itens têm um valor simbólico tabelado e puderam ser trocados pela moeda exclusiva do evento: os "Abobritos", criada especialmente para as Feiras de Trocas Sustentáveis da Prefeitura de Contagem.
A artesã Adriane Pereira dos Santos, 38 anos, atravessou a cidade para ver de perto os itens em exposição e torrou os mil abobritos que tinha conseguido após doar roupas, objetos, calçados que estavam sem uso e guardados no armário. “Estou apaixonada e gastando feliz por um tanto de que coisas que gostei aqui. Eu troquei o que não usava mais e agora estou adquirindo outras peças que me serão muito úteis.” Ela gostou tanto da feita que já reivindicou a realização de uma na região da Ressaca, onde mora.